Romero Ferro une o mais popular dos ritmos pernambucanos com a música pop em “Frevália”

 Romero Ferro une o mais popular dos ritmos pernambucanos com a música pop em “Frevália”

Romero Ferro, por Uhgo

Daniela Mercury, Clarice Falcão, Mart’nália e Gaby Amarantos se encontram com o pernambucano Romero Ferro em disco que celebra o frevo em nova roupagem

 

Por muito tempo se falou na necessidade de renovar o frevo, um ritmo carnavalesco centenário, que por vários anos pareceu estagnado. Mas para nossa sorte, uma nova geração de artistas tem se interessado cada vez mais em explorar as texturas deste estilo tipicamente brasileiro. 

 

E um dos cantores que mais tem trabalhado o frevo é o pernambucano Romero Ferro, que lançou no dia 02 de fevereiro, véspera do carnaval de 2024 o seu EP “Frevália – Lado A“. Este é o primeiro volume de um trabalho repleto de canções que revisitam o ritmo junto com uma sonoridade pop e tropical ao lado de consagradas estrelas da MPB como Daniela Mercury e Mart’nália e nomes proeminentes como Clarice Falcão e Gaby Amarantos em cinco faixas já disponíveis nas plataformas de streaming.

 

Além destas vozes marcantes na música brasileira, Ferro chamou para o projeto o Maestro Forró e o Maestro Parrô Melo para trabalharem em arranjos ao lado de Luccas Maia na produção musical. “Frevália” abre com a composição inédita “Não Deixe o Frevo Morrer” que simboliza bem a constante luta por revitalizar o ritmo em meio à passagem do tempo. Junto deste frevo-canção, Ferro e convidadas dão vida nova a hinos conhecidos como “Banho de Cheiro” de Carlos Fernando enquanto levam “Irônico” de Clarice Falcão para a folia. 

 

O EP ainda contém a animada “Colemim” em um feat com a cantora Mart’nália e Maestro Parrô Melo. Lado a lado, eles cantam sobre a emoção de estar apaixonado e “se afastar não rola”. O “Lado A” se encerra em uma parceria de Ferro com a diva paraense Gaby Amarantos na música “Em Plena Lua De Mel”, regravação de um clássico na voz Reginaldo Rossi, agora com toques de tecnobrega.

 

Frevo o ano inteiro – Conhecido, literalmente, de outros carnavais, o “Frevália” nasceu em 2016 como um movimento cultural com foco no frevo e na música tropical do Brasil a partir de ideias do produtor Maurício Spinelli junto ao cantor Romero Ferro. Revitalizar e difundir o Carnaval de rua de Pernambuco para o mundo é o objetivo maior do “Frevália” que agora ganha registro em disco após circular pelos palcos e trios elétricos do país.

 

É uma honra imensa para mim. Simboliza a realização de vários sonhos ter comigo artistas que eu admiro e sou fã. Às vezes nem acredito, ficou tudo tão lindo e verdadeiro. É potente pra mim e para o frevo”, conta Ferro. Neste projeto, frevos consagrados e hits da festa de Momo ganham uma roupagem contemporânea, pop e tropical, mostrando a força musical que o Carnaval tem sem que fique restrito a orquestras e a apenas a um período do ano.

 

Carreira – Dono de hits contagiantes com elementos da música tropical brasileira e timbres icônicos dos anos 80, Romero Ferro trabalha com o brega pernambucano, pop e new wave. O cantor natural de Garanhuns (PE) começou a se destacar a partir do álbum “Arsênico” (2016) e se consolidou agregando um público maior com “Ferro” (2019) sendo destaque em alguns dos principais festivais de música alternativa no país. 

 

Seu pop tropical emplacou composições como “Pra Te Conquistar” (TOP 50 Viral Spotify BR), “Corpo em Brasa” (em feat com Duda Beat) e “Tolerância Zero” (junto com Mel e Hiran). Em 2023, Ferro com seu projeto “Frevália” ganhou um trio elétrico no Galo da Madrugada, maior bloco de carnaval do mundo, com a presença de Pabllo Vittar e Juliette. 

 

Capa “Frevália”

 

“FREVÁLIA – LADO A”

 

TRACKLIST

01 – Não Deixe O Frevo Morrer (Frevália)

02 – Colemim (feat Mart’nália e Maestro Parrô Melo)

03 – Banho de Cheiro (feat Daniela Mercury)

04 – Irônico (feat Clarice Falcão e Maestro Forró)

05 – Em Plena Lua De Mel (feat Gaby Amarantos)

 

FICHA TÉCNICA

Direção artística: Romero Ferro e Maurício Spinelli

Capa: Marília Soares

Fotos: UHGO

Styling: Maria Gabrielly Dantas

Beleza: Natalia Brown

Visualizers: Marcos de Lima

 

[Ouça o álbum: aqui]

 

[Por Jarmeson de Lima]

Marcelo Manso

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *