Black Alien coloca sua vida em clássico instantâneo

 Black Alien coloca sua vida em clássico instantâneo

Black Alien – Abaixo de Zero: Hello Hell – 2019

O rap é um gênero, por definição, biográfico. Mesmo que o MC crie personagens para contar suas histórias, sempre tem elementos muito pessoais por trás daquelas letras. As letras, quase sempre em primeira pessoa, colocam o MC para viver o que está sendo dito e servir de exemplo para sua audiência. Mas tem um cara que já passou por tanta coisa nessa vida que não precisa de personagem. Transparente como em suas entrevistas, Black Alien volta com Abaixo de Zero: Hello Hell narrando suas vitórias e derrotas de cara limpa.

Já entrevistei Black Alien algumas vezes e sua franqueza espanta. Enquanto muita gente se preocupa em dizer o que vai agradar, Alien joga a real: de tentativa de suicídio à visão de fantasmas no estúdio (que travou a produção do disco anterior em anos!) a seus paraísos e infernos em clínicas de reabilitação (pra onde ia voluntariamente), rola de tudo. E nesse disco não é diferente.

A produção de Papatinho (ConeCrew Diretoria) sintoniza as letras de Black Alien com uma sonoridade mais atual, mas sem apelar para as batidas quebradas e fáceis do trap, por exemplo. Os beats mais classudos, boom bap, bumbo e caixa, predominam e fazem a cama para que Alien desfile suas frases marcantes e narrativas desconcertantes – ele sempre tem uma palavra inesperada para botar no meio de uma frase, pode esperar. As marcas tanto do produtor quanto do MC estão bem aparentes no trabalho.

Quem chegar agora na carreira de Black Alien nessa era de muita música e pouca informação no streaming, vai estranhar a curta discografia de três trabalhos espalhados em cerca de 15 anos. Em compensação, a voz marcante de Alien aparece em quase 40 discos de artistas tão distintos que vão de Raimundos a Sabotage, passando por Pretinho da Serrinha e Marcelinho da Lua – tudo isso sem contar, claro, o Planet Hemp.

Abaixo de Zero: Hello Hell é curto, tem 26 minutos e nove faixas. Mas é daqueles discos que precisam ser ouvidos não apenas por inteiro, mas por vezes seguidas para, aí sim, caçar todas as frases, citações e informações que Alien destila nas suas letras.

Feliz do artista que consegue fazer do seu inferno uma experiência auditiva tão prazerosa para seus fãs.

Black Alien – Abaixo de Zero: Hello Hell – 2019

Ouça o disco

  1. Área 51
  2. Carta Pra Amy
  3. Vai Baby
  4. Que Nem o Meu Cachorro
  5. Take Tem
  6. Au Revoir
  7. Aniversário de Sobriedade
  8. Jamais Serão
  9. Capítulo Zero
  • Não Pulo Uma Faixa é um site cofundado pelo jornalista Marcos Lauro e que se dedica a falar sobre discos perfeitos, daqueles que ouvimos por inteiro. Semanalmente, ocupará esse espaço no Portal Mais Brasil com discos brasileiros que marcaram época.

@MaisBrasil

Leia mais