Sonhos levados a sério: Karen Ribeiro fala sobre seu projeto ‘BalletAdultoKR’

 Sonhos levados a sério: Karen Ribeiro fala sobre seu projeto ‘BalletAdultoKR’

Karen Ribeiro. Foto: Divulgação

“É possível dançar bonito sendo adulto e começando do zero”

Karen Ribeiro é idealizadora e sócia-proprietária da escola pioneira no ensino de ballet clássico apenas para adultos, o BalletAdultoKR

Além de bailarina, Karen é terapeuta ocupacional, gerontóloga e especializada em reabilitação psicossocial e cognitiva, formada pela Faculdade de Medicina da USP. Sua formação inclui também o Ballet Nacional de Cuba, onde se graduou como bailarina. Ao longo de sua carreira, Karen montou e atuou como primeira bailarina em produções como La Bayadere (Gamzatty), Dom Quixote (2014-2020 – Kitri e Mercedes), O Lago dos Cisnes (MASP -2017). A convite da Campanha do Agasalho do Governo do Estado de São Paulo, dividiu o palco com o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, interpretando Odette e Odile, entre diversas outras produções marcantes.

Com exclusividade para o Mais Brasil, a renomada artista divide um pouco mais de sua inspiradora história:

Como surgiu a ideia de fundar o BalletAdultoKR e qual é o principal objetivo ao criar uma escola voltada para adultos interessados em ballet clássico?

Quando eu voltei a dançar ballet, não encontrava um espaço com pessoas da minha idade e particularidades sociais para dançar ballet clássico, de repertório. Então, incentivada por amigos, colegas de ballet, e muitas pessoas do antigo Orkut, decidi direcionar meus estudos também para a formação metodológica como professora e comecei a dar aulas. Logo de início, foi um sucesso de público e o espaço em que comecei a lecionar foi diminuindo, então decidi procurar um espaço para realmente fundar uma escola de ballet apenas para adultos. Foi quando o studio Ana Esmeralda acolheu minha ideia maluca de ensinar e levar aos palcos adultos dançando ballet clássico de repertório.

A escola se destaca por receber bailarinas e bailarinos amadores em diferentes níveis técnicos. Como vocês promovem um ambiente inclusivo e acolhedor para todos, independentemente da idade?

A primeira coisa é uma metodologia desenvolvida exclusivamente para o ensino de ballet para adultos. Então com o método do BalletAdultoKR a técnica é acessível e torna o aprendizado possível e prazeroso.

Em segundo lugar, nós não só acreditamos mas sabemos que é possível a evolução da pessoa adulta na técnica do ballet, e desta forma conduzimos e incentivamos as pessoas de todas as idades a acreditarem, investirem força e disponibilidade para sua “formação”.

E em terceiro lugar, eu sou uma pessoa com deficiência física e para chegar ao ballet profissional eu mesma tive que transformar meu corpo em uma potência técnica, o que demandou um estudo muito particular. E nunca me identifiquei com o ambiente nos espaços que já frequentei. A inclusão e o acolhimento são inerentes a mim e à minha sócia Vivian. Nosso esforço para que as pessoas realmente possam realizar seus sonhos é real. Inclusive o slogan da escola é “Seu sonho levado a sério”.

E a quarta coisa é que nossas formações além do ballet clássico favorecem o desenvolver desse ambiente, tornando-se um espaço seguro..

Você tem uma formação diversificada, tanto em ballet quanto em áreas como terapia ocupacional e gerontologia. Como essas áreas se complementam na sua atuação como bailarina e professora de ballet?

Foi na terapia ocupacional que eu aprendi sobre a Andragogia, que é a ciência de ensinar para os adultos, tornando-se o cerne da nossa metodologia de ensino. Conhecer o ser humano e suas atividades diárias, seu funcionamento físico, mental, social, favorecem o entorno do acolhimento. E junto com minha sócia Vivian, com seu conhecimento em facilitar a comunicação (entre outros recortes), buscamos diariamente transformar o ensino ao adulto mais técnico e ao mesmo tempo acolhedor. É possível dançar bonito sendo adulto e começando do zero.

Com certeza nossas formações diversificadas fazem toda a diferença no nosso comprometimento e entrega do nosso trabalho.

Além de ministrar aulas e workshops, você também atua como bailarina. Como é para você conciliar a rotina de ensino com a preparação e participação em espetáculos?

Nestes últimos 2 anos, minha rotina foi um pouco diferente, devido a uma lesão e complicações pós pandêmicas. Então estou voltando aos poucos, mas com certeza são muitos trabalhos acumulados e muito foco para manter a disciplina de aulas e ensaios, junto à direção da escola, produção completa de espetáculos, ministrar as aulas e administrar a vida pessoal.

Isso é uma das coisas que podemos mostrar para nossas alunas, pois vivemos a realidade delas, fazemos aulas e ensaiamos em horários nos quais todo o resto da nossa vida não está acontecendo. E para isso a disciplina é essencial, afinal gostamos de entregar apenas coisas boas e bonitas!

Quais são os próximos passos e metas para o BalletAdultoKR? E para a sua carreira profissional?

Após o sucesso da nossa primeira temporada do Ballet Giselle & Albrecht ~Les Wilis nosso objetivo é circular com essa produção.

Também realizamos nossa Gala D’Élegance KR no segundo semestre e, em meio a isso, já estamos pensando na produção do próximo espetáculo 2025/26, porém Giselle ainda será muito dançado!

Para minha carreira estamos organizando o meu retorno com cursos para professores e workshops que também circulam o Brasil e a Europa.

Sarah Martins

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