Os 100 Clipes essenciais do ano 23

 Os 100 Clipes essenciais do ano 23

Da MPB ao FUNK,
do Norte ao Sul…

Depois da nossa lista de ÁLBUNS E EPS ESSENCIAIS de 2023, é hora de conhecer a seleção mais democrática de videoclipes da música brasileira. Pra refletir o Brasil em suas regiões, com representantes de todas as parte, seus ritmos, gêneros e estilos, com o máximo de diversidade, privilegiando sobretudo artistas independentes e de streams que não te alcançam tão fácil ao longo do ano. É claro que não podem faltar nomes conhecidos como Iza, Marcelo D2, Gloria Groove, Zeca Baleiro, Negra Li e Adriana Calcanhoto, por exemplo, mas nossos holofotes brilham mais forte quando chegam Chamat, Tícia, Caio Prado, Tuyo, Lamparina… por isso definimos Hodari o escolhido dessa edição como destaque de capa, uma aposta que você só verá nas listas mais profundas e ousadas, como as nossas…

A intenção, como nas outras listas da @escutaqueebom aqui no Mais Brasil, não é abrir um ranking, ou verificar charts… Tem clipe de poucos mil e de milhões, que foram lançados há semanas ou que já ficaram lá no início do ano, com produções caríssimas ou independentes. E por falar em produção, é interessante observar a realidade do acesso ao audiovisual no Brasil, que apesar dos avanços, ainda é excludente e deixa de fora uma infinidade de artistas e projetos.

Voltando à lista… talvez você não tenha visto a nova parceria de Criolo e Milton Nascimento em “Dez Anjos” ou a recriação de Elza Soares em inteligência artificial para “No Tempo da Intolerância”, ou “Timbó” de Martinho da Vila. Nem experimentado os sons de Kirá, 131, Marcelo Tofani, Sofia Chablau ou Akhi Huna. Aqui você faz tudo isso e ainda confere feats poderosos como Ludmilla e Tasha e Tracie, Gog e Marvyn, Rael, Gloria Groove e Tropkillaz e a campeã da categoria Revelação do Prêmio Multishow Melly que além de lançar “Bandida” esteve com Hiran e também Giovani Cidreira e Russo Passapusso. Quem figura entre as principais convidadas é Rachel Reis que lançou com Barro, Alice Caymmi e Gilsons e Mulú.

Tá liberado ligar o modo aleatório e se surpreender a cada novo som, te levando do Funk ao Rock, do Afrobeat ao Brega, do Indie ao Pop. Não esqueça de seguir a playlist e o canal da ESCUTA no Youtube!

Uma viagem pelo ano de 2023 por estéticas e climas que vão te desafiar a conhecer mais da música brasileira e te oferecer uma série de inspirações e referências. São muitos os destaques e claro, cada clipe escolhido entre tantas produções tem seu próprio destaque, seja pela beleza da simplicidade ou pela riqueza dos roteiros e composições que vão além da música, como fez Luiza Lian e Jonathan Ferr, ou você acha que a Manu Gavassi foi a primeira a investir em cinema e mais de 10 minutos de duração?!

Você também pode indicar outros clipes aqui nos comentários ou no nosso perfil do Instagram @portalmaisbrasil.

 

@escutaqueebom

http://www.escutaqueebom.com

Siga @escutaqueebom

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *