Molejo e sua história – que começa muito antes do Pagode 90

 Molejo e sua história – que começa muito antes do Pagode 90

Molejo – Grupo Molejo – 1994

Se houvesse uma balança comercial de gêneros musicais brasileiros, o samba estaria quase sempre na ponta das exportações – o superávit seria certeiro, ano a ano. Nos anos 1930, o governo brasileiro transformou o samba no ritmo do país, uma tentativa de criar a sensação de união e identidade num país tão grande. Carmen Miranda e, na década seguinte, Zé Carioca foram os símbolos desse período. Tempos depois, desde o final dos anos 1960, era comum que empresários montassem grupos de samba exclusivamente para shows no exterior. E bota exterior nisso! Até o Japão estava na rota. E dá-lhe bons ritmistas, as chamadas “mulatas”, sorrisos no rosto e o samba brasileiro para gringo aplaudir. E foi assim que o Molejo começou sua trajetória. Pouco antes do grupo, Anderson e Andrezinho, ainda muito jovens, tocavam num desses grupos e viajavam o mundo mostrando o nosso samba.

No começo dos anos 1990, com a explosão do pagode, o Molejo ganhou nome, formação e lançou seu primeiro disco em 1994 – que pode ser encontrado como Grupo Molejo ou 2ª Edição, já que ganhou uma nova prensagem pela gravadora Continental e essa é a que está reproduzida nas plataformas digitais. O disco já abre com “Caçamba”, hit que dominou as rádios na época e imprimiu a marca do grupo: uma mistura da alegria dos Originais do Samba (que também começou como um grupo de samba para exportação) e da harmonia do Fundo de Quintal (músicas como “Aquela Imagem” e “Vem Mais” poderiam estar em qualquer um dos grandes discos do Fundo). Já “Pagode É”, que termina com citações a “Deixa Isso Pra lá” e “Falar a Verdade”, tem o clima dos shows para exportação, já que explica o que é o samba e o pagode e mostra ritmos e levadas do gênero. Quase uma aula básica sobre samba.

O Molejo sobreviveu aos altos e baixos do mercado – também foi parar nas colunas de “por onde andam?” quando o pagode deixou de ser um produto palatável, mas, em compensação, hoje é celebrado por uma nova geração que descobriu o Molejo por meio da internet e até, mais recentemente, com a brincadeira entre “Cilada” (faixa de 1996) e um hit recente da cantora Lady Gaga. Essa trajetória começa com esse álbum de 1994 e é para poucos.

Molejo – Grupo Molejo – 1994

Ouça o disco

  1. Caçamba
  2. Em Busca Da Felicidade
  3. Doidinha Por Meu Samba
  4. Aquela Imagem
  5. Vem Mais
  6. Pout-Pourri (Pagode É/Deixa Isso Pra Lá/Falar A Verdade)
  7. Gosto De Chocolate
  8. Estou Lhe Esperando
  9. Isso É Que É Amor
  10. Delirando De Prazer
  11. Brincando De Samba De Roda
  12. Estação Das Águas
  13. É Demais
  • Não Pulo Uma Faixa é um site cofundado pelo jornalista Marcos Lauro e que se dedica a falar sobre discos perfeitos, daqueles que ouvimos por inteiro. Semanalmente, ocupará esse espaço no Portal Mais Brasil com discos brasileiros que marcaram época.

@MaisBrasil

Leia mais