Zeca Baleiro faz sua estreia com maestria no A Casa, casa de show em Foz do Iguaçu
De Norte a Sul do Brasil, as músicas de Zeca Baleiro tem atravessado gerações e ecoado nos mais diversos ouvidos.
Não foi diferente em Foz do Iguaçu, onde o artista exibiu o potencial da musicalidade brasileira e sua amplitude reunindo um publico diverso para prestigiá-lo.
A geografia da cidade (fronteiriça com Argentina e Paraguai) a torna peculiar e influencia bastante no gosto musical dos habitantes, que escutam desde o funk do sudeste, a cumbia, salsa e reggaeton, gêneros comuns em alguns países com predominância da língua espanhola.
Apesar dos extremos, o público da cidade paranaense mostrou que conhece muito do artista nordestino e celebrou bem sua passagem pela Terra das Cataratas.
A apresentação que aconteceu no dia 21 de março faz parte da programação do espaço “A CASA”, morada que propõe shows para um público reduzido e que permite bastante proximidade com os artistas. O ambiente acolhedor e orgânico foi o cenário ideal para um show que emocionou bastante a plateia e fez todo mundo cantar.
A Lara Sorbille, correspondente do projeto Latinese (iniciativa que conecta artistas do eixo luso-hispano falantes latino americanos na produção de unidades musicais) conversou com Zeca e ele contou um pouco de como estava sendo a experiência de pisar novamente em Foz do Iguaçu, além claro, de tocar em pontos como a retomada dos eventos presenciais e as soluções encontradas durante a pandemia.
Assista abaixo:
Entre clássicos, algumas adaptações e canções novas, o repertório não deixou a desejar e mostrou que durante o isolamento Zeca trabalhou e muito! Na entrevista, nos contou que produziu mais de cem canções durante o ápice da pandemia, incluindo trilhas sonoras para projetos audiovisuais. Zeca ainda nos falou sobre os desdobramentos da pandemia, quando explorou mais o universo virtual e se conectou com novos públicos através de lives, que de acordo com o mesmo tiveram muitos acessos.
Não é a primeira vez de Zeca em Foz do Iguaçu, mas foi sua primeira apresentação na A CASA, que já recebeu artistas como Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz e Maria Gadú. Além dessas apresentações o projeto busca também visibilizar artistas locais, que dividem o mesmo palco e experiências que artistas que já expandiram suas fronteiras regionais e atingiram grandes públicos. O show de Zeca teve abertura de Spartaco Avelar, músico residente em Foz do Iguaçu, que ao final se juntou a Zeca em uma apresentação conjunta.