“Sal e Sina”, novo single do 43duo, sintetiza o espírito psicodélico do álbum a ser lançado

No universo sonoro do 43duo, Sal e Sina – o segundo single a ser lançado, nesta quarta (28) – é a faixa que sintetiza o que vem pela frente, que traz a tônica do próximo álbum do projeto paranaense de indie psicodélico. Com camadas espessas e texturas, a canção finca os pés do duo no psicodelismo, onde a repetição hipnótica de uma guitarra em looping serve de norte — o ponto de retorno em meio às mudanças de tempo e modulações de ritmo. Ouça com exclusividade no Mais Brasil.
Executada em shows antes mesmo de existir em gravação, foi no palco que a música revelou sua força: uma faísca no ouvido do público, um eco de algo que se entende sem ter sido escutado antes. Foi nesses instantes de reconhecimento coletivo que foi selada a decisão de registrar o álbum de maneira crua, mostrando como o 43duo soa ao vivo.
Inspirada por vertentes iniciais do Tame Impala e por King Gizzard & the Lizard Wizard, Sal e Sina flui entre atmosferas progressivas. A letra mergulha numa poética simbolista que aborda a sina humana de buscar o inalcançável – a eterna marcha rumo ao que falta. “Nós buscamos, não nos contentamos, corremos atrás, ‘chegamos lá’, e vemos que não é isso ainda; e continuamos. A letra reflete a ideia geral do álbum de falar sobre as coisas humanas de uma forma poética e mais lúdica”, conta Luana Santana, que se divide entre bateria, teclas e voz no 43duo. A outra metade do projeto é composta por Hugo Ubaldo na guitarra e na voz.
A capa do single traduz visualmente a abordagem poética da música ao explorar a imagem do reflexo distorcido sobre a água do rio. “As mãos próximas da superfície parecem tocar ou atravessar a imagem, como se buscassem alcançar algo que está ao mesmo tempo dentro e fora de si, assim como o reflexo do sol que se vê de cima, mas nunca se toca, mencionado na letra da música”, comenta Luana .
A produção de Sal e Sina foi financiada com recursos oriundos da Fundação Cultural – Prefeitura de Paranavaí, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Turnê
No fim de Abril a banda iniciou a turnê do disco Sã Verdade, a ser lançado em Junho. Este é o terceiro álbum da dupla, que está se apresentando em diversas regiões do Brasil. Confira as datas da turnê abaixo:
30/04 – Presidente Prudente, SP – Som na Linha
01/05 – São Paulo, SP – Garagem Beleza
02/05 – São Paulo, SP – A Porta Maldita
03/05 – Belo Horizonte, MG – Estúdio Central
17/05 – Paranavaí, PR – Estúdio Garagem Bar
24/05 – Maringá, PR – Degorja
06/06 – Cuiabá, MT – Tcha Por Discos
07/06 – Cárceres, MT – Sarita
13/06 – Vilhena, RO – Circuito Festival Casarão
14/06 – Ji-Paraná, RO – Circuito Festival Casarão
18/06 – Rio Branco, AC – Festival Casarão
19/06 – Porto Velho, RO – Festival Casarão
28/06 – Paranavaí, PR – Vila Rural São João
05/07 – Campo Mourão, PR – Bar e Bocha
10/07 – Apucarana, PR – Olds Custom
18/07 – Maringá, PR – Tribos Bar
23/08 – Novo Hamburgo, RS – Outro Mundo Acontece