“Veste a garra”: Nike lança campanha da Seleção Brasileira com Djonga e MC Hariel

 “Veste a garra”: Nike lança campanha da Seleção Brasileira com Djonga e MC Hariel

Foto: Reprodução

Texto por Vinicius Castro e Anajú Tolentino

Já em clima de Copa do Mundo, apesar dos pesares, a patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, Nike, lançou a braba. Com o título “Veste a Garra”, a campanha conta com alguns “garotos-propaganda”, dentre eles Djonga MC Hariel, e tem como proposta renovar os significados atribuídos à camisa do time brazuca.

Mesmo com uma estética controversa e que gerou uma celeuma de opiniões nas redes sociais, o vídeo oficial foi divulgado pela marca e também pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Despolitização e polêmicas

Nas redes sociais, alguns curiosos afirmaram realizar simulações da compra da camisa, mas o que tem de diferente nessa nova proposta de compra da camiseta envolve diretamente questões políticas.

A atual conjuntura política do Brasil e aspectos polarizados têm influenciado diretamente nos mais diversos tipos manifestações por todo o país. Muitas dessas carregam a camisa da seleção e as cores da nossa bandeira atribuindo à posições arbitrárias ao que é entendido como nação, e prejulgando o caráter e moralidade de muitas pessoas que não compactuam com extremismos.

Foto: divulgação / Nike

Diante desse cenário e da necessidade de reinventar o uso da camisa da seleção, a Nike decidiu promover uma série de cores e identidade e incluir uma gama de opções, formatos e medidas. Além disso, incluir uma diversidade de ícones famosos que não correspondem à apropriação política da direita em relação à camiseta é fundamental. O maior exemplo de fato é Djonga, por ser um ídolo da nova geração e fazer essa militância especialmente em seus shows, torna-se um trunfo para “despolitizar” a camisa da seleção.

 

A camisa pode ser personalizada e, por um valor adicional, você acrescenta o nome e número de sua preferência. No entanto, não é permitido customizá-la com nomes e referências políticas. Alguns usuários simularam pedidos com nomes de pré-candidatos à presidência, mas não obtiveram sucesso, apenas não existem restrições quanto a personalização dos números, que permite dois caracteres.

O questionamento abordado nesse debate todo é se essas restrições são o suficiente para conter a intolerância política instaurada no país. Afinal, já que a proposta parece interessante, mas até onde isso pode funcionar.

Memes

Com esse lançamento, obviamente os brasileiros não poderiam deixar o lado cômico no banco de reserva com os uniformes do Brasil para o Mundial do Qatar.

Além de estarem bastante ousadas, foi um pack pronto para a galera que mora na internet. As oncinhas que estampam tanto a camisa amarela quanto a azul, foram alvo de referências à Pantanal, e o vídeo do anúncio rendeu meme pra mais de metro. Confira:

Bom, oficialmente estamos em ano de copa: polêmica com camisa da seleção, os internautas reclamando e em novembro vai geral com o look desse evento. Que clima adorável!

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