Muntchako ‘psicodeliza’ Luiz Gonzaga em sua versão de “Pagode Russo”

 Muntchako ‘psicodeliza’ Luiz Gonzaga em sua versão de  “Pagode Russo”

Foto: Letícia de Maceno

O segundo single do projeto FELA DUM GONZAGA é ácido e inusitado. 

O Muntchako segue fritando as pistas de dança e misturando Fela Kuti com Luiz Gonzaga através do projeto Fela dum Gonzaga, cujo álbum será lançado em 2023. O trio (que desta vez virou quinteto) apresenta o single “Pagode Russo”, que carrega o aspecto inusitado e curioso das mesclas culturais e sonoras muntchakianas. O som está nas plataformas digitais. 

Pouco é dito sobre a forte influência que as danças dos cossacos tiveram sobre a cultura tradicional do frevo Pernambucano, pairando como lenda ou possível realidade. Talvez, quem mais tenha se aproximado de dizer algo a respeito, foi nosso rei do baião, com a emblemática poesia, quase que lisérgica, de “Pagode Russo” composta originalmente em 1946.

“O que seria um “pagode russo”? O que seria “coçar com dançaê”? O que seria o “parecia até um frevo, naquele cai e não cai”? Imagine tudo isso traduzido em vocabulário instrumental, acrescido de um banjo bizantino, uma flauta-pife sinuosa, uma sanfona rebelde, percussões indomadas, synths eletrônicos envenenados, e os graves do peso do beat pulsando num pseudo baião?, afirma Samuca (guitarra, synths, programações e produção musical).

O Muntchako é formado por três ninjas da arte dançante: Samuel Mota (guitarra, synths, programações e produção musical), Rodrigo Barata (bateria e beats) e Macaxeira Acioli (samples, beats e percussão). Neste projeto FELA DUM GONZAGA, o trio é reforçado pelo sax barítono de Esdras Nogueira e a sanfona de Juninho Ferreira. Eles deram uma mexida nos baús de Fela Kuti e Gonzagão, recortaram, colaram e criaram em cima. “Waka Morena” foi o primeiro single, onde misturaram “Waka Waka”, de Fela Kuti, com “Vem Morena” de Luiz Gonzaga.

Esta é uma das melhores coisas que a música instrumental dançante brasileira tem para apresentar neste momento!

O projeto foi contemplado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O show está na estrada!

Foto: Letícia de Maceno

 

Muntchako nas redes sociais:

Facebook | Instagram | YouTube | Twitter

Escute Pagode Russo

Ficha Técnica “Pagode Russo”

Gravado no Zarabatana Records em Brasília | 2022

Produzido por Samuel Mota + Muntchako

Samuel Mota: Synths, Teclado, Banjo e Programações;

Macaxeira Acioli: Percussão, Beats e Samples;

Rodrigo Barata: Bateria;

Esdras Nogueira: Sax Barítono; 

Junior Ferreira: Sanfona; 

Mix e Master: Samuel Mota | Zarabatana Records

Arte: Flávia Mota

Produção Executiva: Macaxeira Acioli | Yucca Frita Aceleradora Cultural

BIOGRAFIA MUNTCHAKO

O Muntchako transforma os ritmos em pontes que nos transportam para ambientes inimagináveis. Caminha pela América Latina caliente, pela África mântrica, pela hipnose moura cigana, pela Jamaica enfumaçada e pelos bueiros suados da Amazônia equatorial. Cada passo dessa caminhada é pontuado pelos algoritmos universais da pista: beats eletrônicos, synths e guitarras misturam-se aos instrumentos e tambores orgânicos. O resultado é uma música instrumental sem letras, mas com muitos sotaques e sem fronteiras. Os sons e as estéticas terceiro-mundistas são traduzidas com os pés num Brasil imenso e diverso e com as antenas curiosas que captam as tendências globais. O Muntchako é filho da complexidade sonora e política da América Latina. O trio se faz presente nos mais importantes festivais pelo Brasil, América do Sul e Europa.

 

@MaisBrasil

Leia mais