“Lança Perfume”, o disco que jogou Rita Lee para o mundo

 “Lança Perfume”, o disco que jogou Rita Lee para o mundo

Rita Lee – 1980

Em 1980, a disco music já demonstrava certo sinal de cansaço nos Estados Unidos, mas ainda movimentava discotecas e clubs mundo afora – no Brasil, por exemplo, esse cansaço demorou para aparecer. Mesmo com o rock já surgindo como opção viável para o mercado faturar, os timbres eletrônicos e as batidas quatro por quatro ainda apareciam entre luzes piscantes e muita fumaça. Rita Lee foi uma das artistas que souberam captar e capitalizar esse momento. 1980 foi o ano de um dos seus discos homônimos, o segundo em parceria com seu marido, Roberto de Carvalho. O disco é Rita Lee, mas pode chamar de Lança Perfume.

“Lança Perfume”, a música, abre não só o disco, mas também o mercado internacional para Rita – que chegou a aparecer nas paradas francesas com a música e ganhou uma versão de Henri Salvador (“Question De Choix”). Rita já era conhecida no exterior por seu trabalho com Os Mutantes e despontava solo.

Aparentemente, Rita aprendeu a lição com seu amigo Tim Maia, que dizia que um disco perfeito devia ser “metade esquenta-sovaco, metade mela-cueca”, ou seja, com o lado A agitado e lado B com baladas. Nesse disco, a exceção é “Shangrila”, que encerra a primeira parte de forma quase acústica – com direito à Rita tocando tabla síria.

Na ficha técnica, aquela Seleção Brasileira onipresente na discografia nacional da época: produção de Guto Graça Melo, arranjos, pianos e eteceteras de Lincoln Olivetti e Robson Jorge e ainda músicos como Jamil Joanes (Banda Black Rio e Som Imaginário), Oberdan Magalhães (BBR), Serginho Trombone (Tim Maia, Alcione e Luiz Melodia) e Mamão (Azymuth) espalhados pelas oito faixas de Rita Lee. Só tinha que dar em hits mesmo.

Rita Lee – Rita Lee – 1980

Ouça o disco

  1. Lança Perfume
  2. Bem-Me-Quer
  3. Baila Comigo
  4. Shangrila
  5. Caso Sério
  6. Nem Luxo Nem Lixo
  7. João Ninguém
  8. Orra Meu (com Roberto De Carvalho)
  • Não Pulo Uma Faixa é um site cofundado pelo jornalista Marcos Lauro e que se dedica a falar sobre discos perfeitos, daqueles que ouvimos por inteiro. Semanalmente, ocupará esse espaço no Portal Mais Brasil com discos brasileiros que marcaram época.

@MaisBrasil

Leia mais