Kristal Werner se une a Cristal e Flávia K em single “Um Moinho”
Artistas utilizam lançamento para arrecadar fundos para profissionais do mercado da música do RS afetados pela tragédia climática que atingiu o estado
Kristal Werner vem acompanhando à distância as notícias sobre as fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul desde o final de abril. A artista, nascida e criada em Porto Alegre, e que vive no RJ há pouco mais de um ano, aproveita a movimentação do lançamento de seu novo single “Um Moinho”, para tentar amenizar o impacto da tragédia na rotina de profissionais do mercado da música do estado. Para isso, idealizou, junto com seu selo Peneira Musical, uma campanha para arrecadar fundos para aqueles que se encontram impossibilitados de seguir com seus compromissos de shows, aulas, entre outras atividades.
“Um Moinho”, disponível nas plataformas de streaming desde a meia-noite desta sexta, 14 de junho, conta com feat da também gaúcha, a rapper Cristal, e da paulista Flavia K, responsável pelos arranjos vocais. Duda Raupp (também gaúcho) assina arranjo, sintetizadores e bateria eletrônica com Kristal. Julio Mossil completa o time no baixo.
Enquanto Kristal prepara seu EP, Cristal tem sua carreira acelerada pelo Multishow e Canal Bis e Flavia K é artista da Foco na Missão (Rashid). A sonoridade do single, com produção de Kristal Werner e Duda Raupp (Rashid, Zudizilla, Victor Xamã, Luedji Luna, Kamau e mais), une sua sua voz etérea e poesia características ao rap potente da conterrânea Cristal, com vocais cheios de personalidade de Flavia K.
Através da campanha de pré-save, as artistas convocaram seus seguidores para, além de pré-salvarem a faixa, contribuírem com uma campanha solidária onde uma Alexa Echo Dot 5ª geração será sorteada entre os colaboradores, com renda revertida para os profissionais que comprovadamente estiverem impossibilitados de trabalhar por conta das enchentes que inviabilizaram suas rotinas de trabalho.
Para a artista, o lançamento, que já conta com a colaboração dos artistas envolvidos, ganhou um caráter ainda mais coletivo e é uma maneira de estar mais conectada com o lugar onde ela se sente mais acolhida e em casa.
‒ O RS é a minha casa. É lá onde estão as pessoas que eu amo, é lá que eu me sinto segura, acolhida. É pra lá que eu corro quando as coisas não vão bem. É muito angustiante acompanhar tudo isso de longe. Dá uma sensação de impotência e vontade de fazer mais. Eu estou tentando fazer tudo o que está ao meu alcance.
Sobre “Um Moinho”, Kristal conta que, apesar da composição anteceder a tragédia, já carregava um sentimento de que algo ruim estava para acontecer.
‒ Quando eu compus a música, eu estava em um momento mais sensível, em que eu sentia que algo estava pra acontecer. Desde que virou o ano, eu já não estava me sentindo muito bem e essa angústia que eu vinha sentindo me dizia que algo ia mudar. Eu estava me questionando muito a respeito da vida, do sentido das coisas, do que era ou não importante pra mim e sobre quem eu quero ser. Eu cheguei a comentar com as minhas amigas que eu estava com uma sensação muito grande de morte e de fim. Acaba que a música tem tudo a ver com o momento, mesmo tendo sido composta antes. A última vez que eu visitei minha cidade foi pra gravar “Um Moinho”, e eu não sei quando eu vou poder voltar, então, estou tentando fazer o que eu posso.
Para Cristal, participar da faixa, que tem grande influência na música “O Mundo é um Moinho”, de Cartola, levou a artista pra um lugar muito familiar.
‒ Quando a Kristal trouxe a inspiração dela no Cartola me tocou muito, porque é um artista que tenho muito carinho e me leva pra esse lugar familiar. Minha avó sempre ouviu em casa e eu ficava emocionada desde nova com as letras. Trazer essa vulnerabilidade na música é muito lindo, trazer poesia e vida! Gosto muito dessa faixa e estou feliz de fazer parte dela.
“Um Moinho” ganhou visualizer no canal do youtube de Kristal. Confira:
LETRA
e se a minha voz fosse miragem,
não dependesse da imagem
e dentro de cada memória
só existisse paz?
se não houvesse ansiedade,
se tu tivesse partido mais tarde,
e cada verso de saudade
desse pra parcelar?
mas a vida tá cara
eu tenho que pagar
não aceita os planos, só particular
escolha um caminho sem poder voltar
Cartola avisou
o mundo é um moinho
destroi os planos que você criou
revela o segredo que a mãe não contou
distrai você do que um dia sonhou
o mundo é um moinho
aos poucos te ensina a nadar no vento
soprar a maré
a correr bem lento
que o começo e o fim são ao mesmo tempo
o mundo é um moinho
o mundo é um moinho
caindo em prantos
quebrando meus pratos
guardando louças e porta retratos
de porcelana, mas deixei em cacos
preciso de alguém
pra pendurar meus quadros
falsos amores tenho rabiscado
desses papeis só ficarão retalhos
é meia noite eu pensando no trato
não importa o que aconteça, eu vou seguir meus planos
e ainda é cedo, amor (cedo amor)
flores na manhã e a noite cantar dor
sono
mas ninguém descansou
mundão que me deixou com trauma de abandono
preste atenção, querido
não coube sua dor nesse imediatismo
se quer voltar sabe o caminho
eu segui o meu sozinho
mas a vida tá cara e eu tenho que pagar
(É meia noite eu pensando nos tratos)
não aceita os planos, só particular
(Mundo que me deixou com trauma de abandono)
escolha um caminho sem poder voltar
(Ainda é cedo, amor, preste atenção)
Cartola avisou
o mundo é um moinho
destroi os planos que você criou
revela o segredo que a mãe não contou
distrai você do que um dia sonhou
o mundo é um moinho
aos poucos te ensina a nadar no vento
soprar a maré
a correr bem lento
que o começo e o fim são ao mesmo tempo
o mundo é um moinho
o mundo é um moinho
FICHA TÉCNICA MÚSICA
Composição: Kristal Werner e Cristal
Vocais: Flavia K
Produção Musical: Kristal Werner e Duda Raupp
Mix e Master: Duda Raupp
Feats: Cristal e Flavia K
Arranjos, Bateria Eletrônica e Sintetizadores: Kristal Werner e Duda Raupp
Baixo: Julio Mossil
Selo: Peneira Musical
Distribuidora: ONErpm
FICHA TÉCNICA VÍDEO
Imagens e edição: Giulia Geyer
Lyric: Tito Faria