Jazz na Kombi celebra 11 anos com 24 horas seguidas de jazz ao vivo na Virada Cultural de São Paulo

 Jazz na Kombi celebra 11 anos com 24 horas seguidas de jazz ao vivo na Virada Cultural de São Paulo

Foto: Cassimano

Bandas e DJs se revezam em uma celebração ininterrupta entre os dias 24 e 25 de maio
O Jazz na Kombi completa 11 anos e comemora em grande estilo: com 24 horas ininterruptas de jazz ao vivo, das 18h do sábado, 24 de maio, até as 18h do domingo, 25, em plena Virada Cultural de São Paulo. O palco será na Barão de Itapetininga, no centro da cidade. O acesso será gratuito.

O projeto, criado em 2014, idealizado pelo poeta e produtor cultural Giovani Baffô, juntamente com a produtora Caru Laet e o poeta Thiago Calle, nasceu com a missão de resgatar as origens do jazz — música negra, periférica, viva — e devolvê-la ao povo, promovendo festivais e encontros musicais nas ruas de São Paulo.

Desde então, já realizou eventos como o Menor Festival de Jazz do Mundo, Iquiririm Jazz Festival, Alto Jazz Fest e o Favela Jazz Festival — este último, em 2022, teve uma edição online com um clipe de Letieres Leite e uma aula sobre o universo percussivo baiano, além de uma edição histórica com todas as bandas lideradas por mulheres. A cada edição, o projeto reforça seu compromisso de devolver o jazz às ruas, fora do circuito elitista e próximo de quem mais precisa da arte.

“Realizamos nossa primeira ação em frente às escadarias da praça Roosevelt, de onde o público pôde contemplar diversas edições do Menor Festival de Jazz do Mundo. Colocar o jazz na rua é invadir o cotidiano cativo da população, é promover o primeiro contato com essa forma de arte que foi tão elitizada. É jogar uma semente no asfalto da mente”, destaca Thiago Calle.

Na Virada Cultural 2025, o Jazz na Kombi promove uma verdadeira maratona musical com bandas autorais, improviso, fusões com ritmos brasileiros, hip hop e blues. Trazendo à cena músicos e bandas que fazem parte da história do projeto, estão confirmados nomes como Bocato Quinteto, Izzy Gordon Quinteto, Vinicius Chagas Trio e Sintia Piccin Quinteto. Também acontecem formações que se apresentam pela primeira vez no Jazz na Kombi, mas são compostas por músicos que já tocaram inúmeras vezes nos eventos e, desta vez, trazem propostas inéditas — como é o caso de Gabriel Gaiardo Trio e Eliezer Inácio Quarteto. Os DJs Hilton Hits e Mary G comandam os intervalos com discotecagem de vinil durante todo o evento.

“O Jazz na Kombi sempre agregou muita gente, fizemos muitos amigos e muita coisa legal na cidade. Fazer 24 horas de jazz na Virada é um sonho antigo, fico imaginando que venha uma galera do público que frequentava os festivais desde os primórdios”, diz Caru Laet.

Além da celebração musical, o evento reforça o poder da arte na ocupação dos espaços públicos e a importância da descentralização cultural. Ao longo de 11 anos, quase uma centena de bandas passaram pela Kombi, gerando conexões artísticas, afetivas e políticas.

“Estamos trazendo música instrumental de alto nível para o público em geral, principalmente para o cidadão comum que dificilmente tem acesso ao jazz nas programações de TV ou nas rádios FM”, finaliza Giovani Baffô.


SERVIÇO:

Jazz na Kombi – 24 horas
Quando: Das 18h do sábado (24/05) às 18h do domingo (25/05)
Onde:  Praça Ramos com Barão de Itapetininga – Centro, São Paulo (SP)
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre

PROGRAMAÇÃO COMPLETA E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
JAZZ NA KOMBI
24 HORAS DE JAZZ


Lucas Gomes Quarteto
Rochlitz Trio
Sintia Piccin Quinteto
Vinicius Chagas Trio
Voodoo Woman
Deejazz Quinteto
Du Kiddy Artivista & Ônix Trio
Callejeras
Eliezer Inácio Quarteto
Gabriel Gaiardo Trio
Bocato Quinteto
Izzy Gordon Quinteto

Discotecagem de vinil nos intervalos com DJs Hilton Hits e Mary G.

Sarah Martins

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *