Ilumina: saiba mais sobre o movimento internacional que celebra a música e potencializa talentos latino americanos

 Ilumina: saiba mais sobre o movimento internacional que celebra a música e potencializa talentos latino americanos

Violinista Rachell Ellen Wong (centro) toca com músicos jovens do Ilumina na Serra do Cigano.

Com uma crescente presença global, o Ilumina é a única organização brasileira convidada a ter residência no prestigiado Festival Internacional de Edimburgo em agosto de 2024. A fundadora do Ilumina, violista renomada Jennifer Stumm, orientou dezenas de jovens artistas a ingressar em conservatórios de prestígio na Europa e nos EUA

 

O Ilumina é um movimento dedicado a democratizar o acesso à música e promover a transformação social através da arte. Fundado como um festival em 2015 por Jennifer Stumm, o Ilumina cresceu para se tornar um das organizações musicais mais impactantes da América Latina, oferecendo oportunidades únicas para músicos emergentes e estabelecidos se conectarem e colaborarem em um ambiente inspirador, internacional e inclusivo.

O festival Ilumina abre rampas de acesso a um ecossistema mais amplo de educação e oportunidades internacionais para os participantes. Tem sido crucial para orientar jovens músicos brasileiros a ingressarem em conservatórios em todo o mundo, com mais de 60% dos participantes anteriores sendo aceitos em instituições europeias renomadas. Ao conectar os participantes a profissionais de conservatórios de destaque, o projeto abre oportunidades de aperfeiçoamento internacional. Nas últimas edições, mais de 100 bolsas de estudo foram facilitadas em universidades globais, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões. Além disso, foram realizados dezenas de concertos em várias cidades do Brasil e em outros países, como Áustria, Reino Unido e Suíça.

Um número suficiente de músicos do Ilumina agora vive e estuda na Europa, de modo que o Ilumina se apresenta como um coletivo de música de câmara em festivais prestigiados e palcos renomados. Após sua estreia no Festival de Lucerna em 2022, o Ilumina foi a única organização brasileira convidada para ser residente no Festival Internacional de Edimburgo de 2024. Em Edimburgo, apresentará três concertos, e na mesma turnê, Ilumina vai fazer a sua estreia no Concertgebouw em Amsterdã. Ilumina representa uma jornada de descoberta, crescimento e oportunidade para jovens músicos de toda a América Latina.

A fundadora do Ilumina, Jennifer Stumm, destaca a importância do festival como uma plataforma para desafiar convenções e inspirar novas perspectivas sobre a arte e o mundo ao nosso redor. Comentando sobre a essência do Ilumina, Stumm observa: “A arte deve ser um prisma que desintegra os padrões cansados do mundo e nos encoraja a ver de novas maneiras”.

A última edição do Festival Ilumina foi um sucesso, com a presença de destacados artistas internacionais, incluindo o recém-indicado ao Grammy Seth Parker Woods, Tai Murray, Rachell Ellen Wong, Amalie Stalheim, Edmundo Carneiro e Henja Semmler. Durante os quatro primeiros dias do festival, músicos profissionais de todo o mundo se juntaram a jovens bolsistas de diversos origens para criar seis concertos inéditos e gratuitos em locais emblemáticos, como a Sala São Paulo, o Teatro Municipal de Mococa, a Serra do Cigano e a inspiradora Fazenda Ambiental Fortaleza.

Desde seu início, o Ilumina se destaca pela integração entre atuação social e ambiental. Questões fundamentais como sustentabilidade são priorizadas, integrando a criatividade ao ambiente natural e permeando a missão do projeto. A redução de desigualdades e outras causas importantes também estão no cerne do propósito do Ilumina.

Este ano, o Ilumina ainda reserva grandes novidades, com destaque para a primeira edição do festival Ilumina Colômbia. Além disso, estão planejadas apresentações na Europa, como no Festival Internacional de Edimburgo, o Concertgebouw em Amsterdã, e participação em festivais na Itália, Alemanha e Áustria. Também estão previstas apresentações especiais na Sala São Paulo com jovens da Academia da Osesp.

Confira as próximas apresentações confirmadas:

AGENDA 2024

Apresentações Especiais na Sala São Paulo com a Academia da OSESP
São Paulo – Brasil
Datas:   13 de Abril com Barbara Galante, violino

2 de Junho com Bruno Lima, violoncelo

 

1º Festival Ilumina Colômbia

Jennifer Stumm, viola e diretora artística
Zipacón e Bogotá – Colômbia
Data: De 12 a 18 de Maio

Concerto: 18 de Maio às 17h no Auditório Fabio Lozano
Em colaboração com: Orquestra Filarmônica La Joven de Colombia, da Fundación Bolívar Davivienda

 

Apresentação no Concertgebouw

Jennifer Stumm, viola e diretora artística

Amsterdam – Holanda
Data: 12 de Agosto

Mais informações: https://www.concertgebouw.nl/en/concerts/5159347-ilumina-plays-mozarts-eine-kleine-nachtmusik

 

Residência artística no Festival Internacional de Edimburgo

Jennifer Stumm, viola e diretora artística

Edimburgo – Escócia

Datas: 14 a 17 de Agosto

Workshop de discovery: 14 de Agosto – 14h no Usher Hall

Concerto 1: 14 de Agosto – “Na luz da sombra” – 20h no Usher Hall

Concerto 2: 15 de Agosto – Música popular brasileira – 20h no The Hub

Concerto 3: 17 de Agosto – Música da câmera – 19h30 no The Hub

Mais informações: https://www.eif.co.uk/whats-on/page-2

 

Apresentação no Festival Stresa
Stresa – Itália

Data: 05/09

Horário e local a confirmar

 

Apresentação no Festival Kronberg

Jennifer Stumm, viola e diretora artística
Kronberg Academy of Music

Kronberg – Alemanha
Data: 26/09

Horário e local a confirmar

 

Apresentação no Festival Dachstein

Jennifer Stumm, viola e diretora artística

Dachstein – Áustria
Data: 28/08

Horário e local a confirmar

Sarah Martins

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *