Hilreli apresenta a persona La Rosa Tagadah em novo single cheio de ritmo

 Hilreli apresenta a persona La Rosa Tagadah em novo single cheio de ritmo

As tensões do mundo pandêmico levaram o artista da Zona da Mata mineira Hilreli, em 2021, a buscar novos estímulos, os quais encontrou em um grupo de estudos percussivos que inspiraram o single TAGADAH, que apresenta agora. “Foi um período muito conturbado para todos nós, né? Era preciso lutar e reivindicar, mas também buscar espaço para o descanso da mente. Cuidar da saúde mental”, reflete Hilreli sobre o período em que fez parte da Batucada Barbacena, quando compôs a faixa. A experiência resultou em uma canção que mistura batidas do manguebeat, do trap e do pagode baiano, com uma letra que exalta a liberdade de expressão. “TAGADAH fala do incômodo que ambientes opressores causam, especialmente no interior, onde o julgamento ainda reprime e interfere muito no que somos. É um grito divertido. Um convite pra sacudir o peito!”, comenta o artista.

O single é a porta de entrada para o projeto #DanceAqui, um trabalho integrado que inclui um disco e um curta-metragem com previsão de lançamento para este ano. A percussão da faixa é assinada por Leo Mucuri (Anitta), a produção musical do conterrâneo de Hilreli, Nathan Itaborahy, e a música é acompanhada por uma capa que introduz a persona criada por Hilreli, La Rosa Tagadah. Esse personagem simbólico, fluido e místico, carrega uma rosa cravada no fígado – símbolo de resistência emocional e regeneração. “Criei essa lenda folclórica como meio de evocar uma força sobrenatural. Um discurso lúdico frente às realidades tão duras que nos cercam. Trazer mistério, gerar contemplação à imagem e pra nos lembrar que dentro de nós há a maior de todas as potências: o amor próprio”, conta.

A capa do single apresenta La Rosa Tagadah vestida de branco, com um adorno que evoca mistério e sacralidade. A postura que transmite poder e sensualidade desafia normas tradicionais, enquanto a vegetação exuberante ao redor, somada à iluminação onírica, cria uma atmosfera que conecta o personagem a forças ancestrais e propõe uma reflexão sobre identidade, autoconfiança, amor próprio, resiliência e os papéis que ocupamos na sociedade.

 

SOBRE HILRELI

Cantor, compositor, fotógrafo e videomaker, Hilreli colabora com coletivos e movimentos culturais de Barbacena (MG) desde 2011. É formado em canto pela Bituca Universidade de Música Popular. Em 2017 lançou seu primeiro trabalho autoral, Toda vez que eu vejo a lua tocar no mar, que teve projeção em grandes portais nacionais e repercussão nas redes por conta do compartilhamento da cantora Sandy. Em 2019 lançou Chega pela página Brasileiríssimo, música que foi tema do Movimento de Luta Antimanicomial no ano seguinte. Em 2022 lançou Eu sou você, também de temática relacionada ao movimento da saúde mental. Já em 2023, apresentou o single Uardarrua, feat. Lucas. Além disso, é um dos idealizadores da Trilhos Produtora e também da Exibe – Mostra de Cinema de Barbacena, que já está em sua quinta edição.

 

FICHA TÉCNICA

Composição e vozes: Hilreli (@hilreli)

Produção musical, mixagem, bateria, programações, beat, efeitos, guitarra, teclados e baixo: Nathan Itaborahy (@nathanitaborahy) 

Percussões: Leo Mucuri (@leomucuri)

Preparação e arranjo vocais: Ciro Belucci (@cirobelluci)

Técnicos de gravação: Pitagoras Silveira (@pitagoras_silveira) e Fred Tafuri (@fred_tafuri) Gravado no Estúdio Torto, em São Paulo, no Estúdio da Bituca (@bituca) e no F-Records Studio (@f_records_studio), ambos em Barbacena

Masterização: Dropallien (@dropallien)



 

Thais Pimenta

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *