Gabriele Leite leva “Territórios” a palcos brasileiros em turnê especial de shows e concertos
A premiada violonista apresenta o repertório de seu álbum de estreia, com passagens pelo Festival Recôncavo Instrumental, Teatro Rival e Cultura Artística
A violonista Gabriele Leite, destaque da nova geração do violão clássico, desembarca no Brasil para uma série de apresentações que trazem ao vivo o repertório de seu elogiado álbum de estreia, Territórios, lançado pela gravadora Rocinante. Na turnê, que passa por sete cidades e inclui colaborações especiais, Gabriele explora obras de compositores consagrados, como Sérgio Assad, Edino Krieger, Heitor Villa-Lobos e William Walton, em performances que refletem sua virtuosa trajetória e visão artística.
No Rio de Janeiro, o show acontece em 26 de novembro no Teatro Rival, com a participação de Carlos Malta e Silva. A apresentação destaca a faixa Carmesim, de Encantado, disco do cantor carioca Silva, na qual Gabriele e Silva colaboram em um dueto instrumental. O encontro promete ser um dos momentos marcantes da turnê, reunindo estilos que vão do clássico ao popular em uma interação singular.
A turnê também passará por São Paulo, em 1º de dezembro, na recém-reinaugurada Cultura Artística, palco histórico da capital paulista. No concerto, Gabriele será acompanhada pelo violonista Eduardo Gutterres, seu parceiro de longa data e referência no cenário instrumental brasileiro. A apresentação em São Paulo se insere no compromisso da Cultura Artística de valorizar a música erudita, oferecendo um espaço emblemático para a música no país.
Além das apresentações no Rio e em São Paulo, a turnê inclui shows no Festival Recôncavo Instrumental, em São Francisco do Conde e Salvador (19 e 20 de novembro); em Porto Alegre, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (23 de novembro); em Belo Horizonte e Juiz de Fora, em colaboração com o projeto Noites Rocinante (28 e 29 de novembro).
Serviço:
Turnê “Territórios” de Gabriele Leite
19/11 – Festival Recôncavo Instrumental – São Francisco do Conde, Bahia
20/11 – Festival Recôncavo Instrumental – Salvador, Bahia
23/11 – Concerto com a OSPA – Porto Alegre, RS
26/11 – Show com Carlos Malta e Silva – Teatro Rival – Rio de Janeiro, RJ
28/11 – Show – Distrital – Belo Horizonte, MG – Projeto Noites Rocinante
05/12 – Show – Juiz de Fora, MG (local a confirmar) – Projeto Noites Rocinante
01/12 – Concerto com Eduardo Gutterres – Cultura Artística – São Paulo, SP
SOBRE GABRIELE LEITE
Mestre pela Manhattan School of Music e Doutoranda pela Stony Brook University, Gabriele foi selecionada como uma das 30 celebridades abaixo dos 30 anos pela revista Forbes Magazine em 2020. Em 2022 recebeu o prêmio: “Segovia e Rose Augustine” pela Manhattan School of Music.
Além da carreira solo a violonista também atua como camerista dentro do duo de violão com o violonista gaúcho Eduardo Gutterres. É cofundadora da BCGC – Brazilian Classical Guitar Community – plataforma para publicação e veiculação de gravações on-line de compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Vicente Paschoal e Elodie Bouny.
Gabriele foi indicada pelo Consulado Brasileiro em Nova York para realizar o concerto de abertura da cerimônia de posse do Brasil para o mandato de 2 anos do Conselho de Segurança da ONU e também fez a abertura musical do jantar de gala do evento “Person of the Year 2022”, organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce em Nova Iorque/EUA.
REPERTÓRIO:
LADO A
Cinco Bagatelas (William Walton)
Ritmata (Edino Krieger)
LADO B
Sonata para violão solo (Sérgio Assad)
Melodia Sentimental (Heitor Villa-Lobos
A ROCINANTE
A gravadora e fábrica de discos de vinil Rocinante foi criada em 2018, em Petrópolis. Trata-se do fruto do encontro de Sylvio Fraga com o conhecimento técnico do engenheiro de som Pepê Monnerat. A gravadora lança discos em vinil e em formato digital, com destaque para a canção e música instrumental brasileira na composição de seu catálogo.
O disco de vinil de qualidade produz um som especial – sem compressão – e é, portanto, um meio de reprodução importante para os objetivos da gravadora: expressar a singularidade e intenções estéticas de cada artista. “Nossa bússola é a comoção diante do que ouvimos. Atuamos principalmente nos campos da canção e da música instrumental brasileiras. Lançamos os discos em vinil, prensados na nossa própria fábrica com prensas modernas Newbilt, e também em formato digital”, comenta Sylvio Fraga, músico e sócio.
No romance “Dom Quixote” de Cervantes, Rocinante é o nome do cavalo do protagonista. Portanto, de acordo com os sócios, a gravadora é uma aventura que se assume quixotesca. No pool de artistas representados pela gravadora, o brilhantismo de Jards Macalé, Bernardo Ramos, Erika Ribeiro, João Donato, José Arimatéa, Marcelo Galter, Ilessi, Nelson Angelo, a obra de Letieres Leite + Quinteto / Orquestra Rumpilezz, Thiago Amud e o próprio Sylvio Fraga.
Acompanhe as novidades da Rocinante: