Festival Voa Borboleta estreia em São Paulo para celebrar a cultura preta e fortalecer agendas antirracistas
Idealizado por Verônica Alves, o projeto busca criar novas narrativas e oportunidades no setor, tradicionalmente marcado por desigualdades raciais. “Após anos de experiência e pesquisa da cena, o Voa Borboleta é a materialização da minha visão sobre como o mercado de eventos pode ser um catalisador de transformação social”.
Com um lineup composto exclusivamente por artistas antirracistas de diferentes gêneros e regiões do Brasil, a programação inclui Samba do Aguida, DJ Oba com brasilidades, DJ Rafa Balela trazendo house, disco e funk dos anos 80/90, performances de Tigana Macedo com Dialogando ao Som do Vinil e Andarilho Cha, criador da música preta teatral brasileira, além de uma exposição fotográfica do multiartista Felipe Celestino e a participação especial de Graça Cunha.
O festival inaugura também sua parceria com a Virgula Filmes, que registrará a trajetória do evento para o documentário Voa Borboleta, previsto para 2025.
Com planos de ampliação para edições mensais e a criação do bloco de carnaval Voa Borboleta em 2025, o projeto busca atrair parcerias e patrocínios que sustentem sua proposta de acesso gratuito, fomentando uma comunidade engajada e potente. “Quantos eventos liderados por pretos você consumiu em 2024? Apesar de sermos maioria da população, ainda somos minoria na indústria dos eventos, que deve movimentar R$ 75 bilhões no Brasil este ano. É urgente mudar esse cenário”, finaliza Verônica Alves.
No dia 14 de dezembro, São Paulo será palco da estreia do Voa Borboleta, um festival que celebra a potência preta brasileira e propõe um espaço antirracista de interação social por meio da música, arte e cultura. O evento acontecerá no Central 1926 (antigo prédio da Red Bull Station), das 16h à meia-noite, com entrada gratuita e arrecadação solidária de alimentos, itens de higiene e fraldas geriátricas destinados ao Abrigo Irmã Tereza.
Festival Voa Borboleta no Central 1926
14 de dezembro de 2024, das 16h às 0h
Entrada gratuita, com arrecadação solidária de alimentos não perecíveis, leite, itens de higiene pessoal e fraldas geriátricas (tamanhos P/M)
Ingressos poderão ser retirados via Zig Tickets
Praça da Bandeira, 137, Bela Vista, São Paulo