Entrevista: Alice Carvalho reflete sobre narrativas de “Cangaço Novo”, inspirações e carreira
Conversamos com Alice Carvalho, atriz, dramaturga e roteirista, sobre a mais nova série nacional do Prime Video, “Cangaço Novo”. Protagonista da série, Alice interpreta Dinorah, que é a única mulher em uma gangue de ladrões de banco.
“Cangaço Novo” conta a história de Ubaldo Vaqueiro, um bancário de São Paulo que descobre que tem duas irmãs (Dinorah e Dilvânia) e uma herança no sertão do Ceará. A direção da série é de Fábio Mendonça e Aly Muritiba, e a produção conta com oito episódios de uma hora cada.
A série ficou entre as dez mais assistidas da plataforma. Em países na África, América Latina, incluindo o Brasil, e na Ásia.
Alice falou sobre a importância do sucesso global de Cangaço Novo:
“Eu acho que talvez a coisa mais importante que o Cangaço esteja fazendo nesse momento que tenha sido atingido por nós, é explicitar um pouco mais que essas narrativas dadas como regionais, como menos importante e que retratam apenas uma aldeia… Na verdade, elas têm uma capacidade imensa de serem universais e gerarem identificação no mundo inteiro, porque falam simplesmente de relações humanas e com muita verdade”.
Sobre o processo de preparação, Alice ressalta: “nada foi tão impactante do que o contato com a terra de verdade… O encontro com a locação foi responsável pelo restinho da preparação, é muito bonito.”
Entre suas principais inspirações, Alice citou Tomb Rider com Alicia Vikander: “as primeiras inspirações estão em uma camada mais relacionada a grandes protagonistas femininas, de filmes ou de séries de gênero… Me inspiro nesse tipo de heroína, desse tipo de gênero, que dessa certa forma acaba sendo mais raro não só no mundo como no Brasil. Dentro desse contexto, de ser uma heroína de ação da caatinga, me inspirei mais ainda”.
Alice completa:
“Me inspirei muito nessas heroínas da cultura pop como, Viola Davis. Na mesma época que fui escolhida para fazer o Cangaço, ela estava no momento de filmagem de A Mulher Rei, eu ficava observando a preparação dela… Incrível”.
Segundo Alice a série traz reflexões importantes: “sobre vida, legado, herança, sangue e família. Onde a morte está ali entrelaçada e o cangaço termina virando uma ambientação estruturante da coisa toda. Eu sou muito fascinada por alguns símbolos que a história termina pintando pra gente”.
Quais são os próximos planos de Alice:
Alice também integra o elenco do filme “Angela”, inspirado no assassinato da socialite brasileira Angela Diniz, que estará presente na programação do Festival de Cinema de Gramado.
Além disso, Alice está confirmada no elenco da próxima novela exclusiva da Globoplay, “Guerreiros do Sol”, que estreia em 2024 e aguarda o lançamento do vídeo-álbum que dirigiu e roteirizou, “Navio”, do Baiana System.
“Estou muito otimista que depois de terminar as gravações da novela eu voltar a me dedicar ao meu primeiro longa-metragem e pesquisa de um projeto novo, um novo longa para daqui a cinco anos”, conta a atriz.
Alice também revelou estar muito animada com o projeto que será lançado em parceria com o Baiana System. Segunda ela, será lançado em festival antes de chegar na internet. Ela promete um material muito especial!
Curiosidades sobre Alice Carvalho:
A trajetória da atriz, dramaturga e roteirista Alice Carvalho foi construída, inicialmente, de maneira independente. Vendo-se com um sotaque e uma beleza diferentes do que era requisitado nas produções nacionais, ela escreveu sua primeira dramaturgia para o teatro (a comédia pouco romântica “Do Amor”), seu primeiro livro (“Do Amor – E algumas crônicas”) e a primeira websérie potiguar do país (“Septo”). E como o pioneirismo é sua sina, neste ano, o Festival de Gramado incorporará uma atração televisiva pela primeira vez em sua história, e a série escolhida foi “Cangaço Novo”, em que Alice é protagonista.
Alice se formou como atriz através de workshops e oficinas livres com grupos como Clowns de Shakespeare, Companhia Teatro Interrompido, SEM Cia. de Teatro e Coletivo Alfenim. Desde então, esteve em cartaz com “Brutal” (drama de Mário Bortolotto), “DO AMOR” (comédia autoral), circulou o país de 2014 a 2015 com seu número de Stand Up Comedy e, em 2017, estreou “INKUBUS” (thriller/drama autoral) sob a direção de Junior Dalberto, espetáculo que lhe rendeu o prêmio de “Artista do Ano” no Troféu Cultura RN.
Em 2016, Alice criou e protagonizou “SEPTO”, websérie de 3 temporadas com a qual venceu o prêmio de “Melhor Websérie” em Buenos Aires, “Melhor Elenco de Drama” no Rio Web Fest, “Destaque Audiovisual” no Troféu Cultura, além de ter sido indicada a prêmios em Seoul e ter passagem por mais de 40 festivais do nicho, tornando-se o primeiro projeto audiovisual potiguar a receber destaque em Hollywood. Alice também representou o Brasil em festivais na Alemanha (Die Seriale e Wendie Webfest) e nos EUA (Streamy Awards e OUT Webfest).