Duo LUAU estreia turnê na Europa com shows em quatro países

Duo LUAU (João Cayres)
Revelação da música brasileira que vem ganhando notoriedade com sua sonoridade sempre reverente aos clássicos, ao ijexá e à afro-musicalidade, mas sem deixar de usar temperos contemporâneos, o Duo LUAU, formado por PH Moraes e Fernando Pivelli, vai excursionar pela primeira vez pela Europa. A turnê internacional coroa a fase ascendente que a dupla vem vivendo na carreira e tem início em 17 de abril, em Fribourg, na Suíça, seguindo para apresentações em Barcelona (19/4) e Madrid (24/04), na Espanha, e dois shows em Lisboa (Portugal), sendo o primeiro na Fábrica Braço de Prata (26/04) e o fechamento no Tokyo Lisboa, dia 30.
O LUAU tem ganhado atenção do público e de seus pares artísticos, e um dos sinais disso foi a gravação do single “Aruanda”, lançado em 2024 ao lado da cantora e atriz Zezé Motta. Agora, essa e outras canções poderão ser ouvidas ao vivo pelo público europeu. “Estamos felizes e quase nem acreditando. As coisas aconteceram rápido e a possibilidade de ir para a Europa levar nossa música veio porque nos procuraram, um belo sinal que nossa mensagem está alcançando lugares cada vez mais distantes. Para o artista, isso é muito satisfatório”, conta PH.
“A internet nos abriu essa oportunidade. O nosso Instagram e nosso Spotify tocam as pessoas por meio da música e creio que de alguma forma chegou do outro lado. Esses espaços já levaram alguns artistas brasileiros pra lá e devem ter nos colocado no radar. Esperamos poder conversar com eles e agradecer”, relata Fernando.
O setlist dos shows vai contar com uma mescla de músicas autorais com algumas versões que conquistaram o público do LUAU. Para PH, não dá para abrir mão de apresentar a força da autoralidade da dupla, ainda que o público inicial tenha chegado pelas boas releituras que os artistas fazem. “É interessante a gente ter esse acesso a tantos lugares por conta das versões, mas também queremos mostrar que somos cantautores, e esta vai ser uma oportunidade fantástica de levar nossa poesia a mais pessoas”, conta.
Oriundos do Estado de São Paulo, o olhar da dupla se volta para além da fronteira. Sempre reverentes à música afro, aos orixás e toda a leva de artistas oriundos dessa tradição, o LUAU apresentará em palcos europeus um pouco da revolução musical que vem acontecendo por meio de artistas como BaianaSystem, Luedji Luna e Xênia França, entre outros.
“A gente tá muito feliz de levar um pouco da música brasileira, da fonte de onde a gente bebe, que é a afro-brasilidade, a Bahia. Então, levar um pouco dessa releitura que a gente faz, através da nossa ótica, eu acho incrível. Eles vão ouvir o Ijexá, que é a nossa base principal. Acho que isso é o mais importante. Então a gente está muito feliz por isso”, conclui Fernando.