Dirigido pelo rapper Rincon Sapiência, selo Mgoma trabalha em prol da inserção de artistas de periferia no mundo da música
Em outubro de 2018, o rapper Rincon Sapiência anunciava a fundação do seu próprio selo, o Mgoma, criado para gerenciar a sua carreira como produtor e artista na música. Com o passar do tempo, o artista conheceu e apadrinhou dois outros artistas da periferia onde nasceu e, desde então, trabalha para a inserção desses novos talentos no mercado da música.
“Eu sempre fui um cara que dá atenção, dentro das possibilidades, para pessoas que falam que cantam, produzem. Ouço tudo, mas nem sempre a gente vê um trabalho maduro e muitas vezes eu opto por não dar conselhos porque eu acho que o artista tem que trilhar o caminho dele, e eu como referência, posso acabar atrapalhando. No caso deles foi diferente, porque eu ouvi e gostei. Depois eu vi nas redes sociais que eles eram do mesmo bairro que eu. Então, marcamos de nos encontrar, eu e o F7rança, primeiramente, e ele chegou com todos os amigos, incluindo o Bren9ve, que é a sua dupla, outros mcs e produtores. Então, a partir dali selou-se uma amizade e eles me mostravam suas composições, colocavam a base no som e rimavam, já que na época não tinham muitas músicas gravadas. Nisso, eu criei um carinho enorme e vi que eles não tinham muito entendimento sobre as procedências da música, os caminhos de gravar, mixar, masterizar, distribuição digital. Com essa amizade e esse carinho, chegou o entendimento que eu era a pessoa correta pra ajudar eles a traçarem esse sonho da música.”, comenta Rincon Sapiência, fundador e diretor do selo Mgoma.
O selo Mgoma nasce com o objetivo de valorizar e enriquecer o cenário da música nacional a partir do fortalecimento de narrativas periféricas do país, combinando pesquisas, autenticidade e promovendo o entretenimento focado na excelência musical. Os gêneros musicais se mesclam a partir de gêneros como rap, trap e funk.
No momento, além de estar trabalhando no seu terceiro álbum, Rincon Sapiência através do seu selo, está gerenciando a carreira de 3 (três) artistas da Cohab 1, em Itaquera, bairro onde cresceu e se criou com sua família, no extremo leste de São Paulo.
Os novos talentos do selo Mgoma, Fr7ança, Bren9ve e HIRO$HI, dois MC’s que atuam como dupla e um beatmaker, respectivamente, começaram a disponibilizar as suas composições e produções para o público em novembro de 2023. Com 4 faixas já disponíveis nas plataformas digitais de áudio e vídeo, e com um cronograma de novas faixas a serem disponibilizadas mensalmente até o final do ano, os últimos lançamentos através do Mgoma foram ‘9 da vila’ e ‘Coro da Matilha’.
“Além de ser algo novo pra mim também esse agenciamento, o trabalho com o selo lançando outros artistas que não seja eu, é algo muito satisfatório de ver acontecendo e é um trabalho que exige muita paciência porque, da aprte deles,são artistas novos, que começaram aqui do zero. Eles simplesmente são muito bons, mas não tinham uma circulação com show, não tinham um ambiente que possibilitasse que eles lançassem música. É um trabalho bem embrionário, que estamos fazendo da melhor forma possível.”, pontua o rapper Rincon Sapiência.
Neste ano, ainda será lançada uma mixtape com faixas produzidas pelo produtor musical HIRO$HI e, posteriormente, o EP da dupla de MC’s, ainda sem previsão de data definida