“C mpl te” e a virada pop dos Móveis Coloniais de Acaju
A história da banda Móveis Coloniais de Acaju é repleta de fatos, pegadinhas e, acima de tudo, boas músicas. A começar pelo nome – reza a lenda que um dos integrantes ligou para a casa do André Abujamra para se apresentar, falar sobre a banda, e o André já ia desligando o telefone pensando ser um vendedor de móveis. “Não, não… não estou interessado em móveis coloniais hoje não, amigo, obrigado!”, teria dito.
Outra história engraçada é uma “fake news” que a banda conseguiu plantar na imprensa preguiçosa, essa que não checa o que publica, e que foi “desvendada” em 2009. Na história, o nome da banda teria sido inspirado pela Revolta do Acaju, uma importante manifestação de uma tribo indígena no Tocantins contra a exploração da madeira de acaju (cedro). A revista Época chegou a publicar um texto revoltadíssimo cobrando seriedade e respeito por parte dos músicos.
Mas o que importa em 2009 é o álbum C mpl te, o primeiro do grupo produzido pelo saudoso Miranda e o segundo de estúdio. Mesmo com o disco recebendo algumas críticas negativas pelo fato da mudança na sonoridade da banda – antes mais caótica, baseada no ska e em ritmos do leste europeu e agora mais organizadinha, mais pop e cantarolável –, a banda experimentava um momento de completa devoção dos fãs, uma relação muito bem construída ainda nas não tão potentes redes sociais. A banda é um dos cases mais bem-sucedidos da independência que a internet pode trazer ao artista. Logo depois do lançamento de C mpl te, os shows realizados num Auditório Ibirapuera lotado, em São Paulo, foram daqueles de ver gente chorando e se descabelando enquanto cantava tanto as músicas recém-lançadas (o álbum foi lançado de forma gratuita no site oficial da banda para download) quanto os já clássicos.
C mpl te tem, sim, um ar mais pop, mas não menos humorado do que as músicas anteriores. Se o hit “O Tempo” ocupou seu espaço nas rádios e TVs, outras faixas como “Cão Guia” (essa, um pouco mais “roots” em relação ao som da banda), “Bem Natural” e “Lista de Casamento” pareciam ser as preferidas do público nos shows. Fato curioso é o álbum abrir com uma faixa chamada “Adeus”, que causava reações emocionadas na juventude presente ao vivo.
Infelizmente, a banda não existe mais, mas alguns de seus integrantes continuam na cena. Será que rola um revival do tipo Los Hermanos?
MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU – C MPL TE – 2009
- Adeus
- Lista De Casamento
- O Tempo
- Cão-guia
- Descomplica
- Café Com Leite
- Pra Manter ou Mudar (A Do Piano)
- Bem Natural
- Falso Retrato (U-hu)
- Cheia De Manha
- Sem Palavras
- Indiferença
- Não Pulo Uma Faixa é um site cofundado pelo jornalista Marcos Lauro e que se dedica a falar sobre discos perfeitos, daqueles que ouvimos por inteiro. Semanalmente, ocupará esse espaço no Portal Mais Brasil com discos brasileiros que marcaram época.