Artista de Franca transforma trajetória de superação em reconhecimento internacional e leva mostra inédita ao Japão
Premiado no Brasil, em Dubai, Londres e Escócia, Eduardo Carvalho apresenta obra que aproxima as culturas brasileira e japonesa por meio do desenho realista
O artista visual Eduardo Carvalho, natural de Minas Gerais e radicado em Franca, no interior de São Paulo, alcança um novo marco em sua trajetória ao representar o Brasil no Japão com a exposição inédita “Entre Culturas – A Tradição Artística Japonesa e o Desenho Realista Brasileiro”. A mostra será realizada entre os dias 1º e 5 de julho de 2026, nos espaços City Art Museum e Kariya Cultural Center Iris, na cidade de Kariya, província de Aichi.
A presença internacional coroa uma jornada de superação construída longe dos grandes centros culturais do país. Filho de trabalhadores rurais, Eduardo é um autodidata que subverteu, por meio da arte, a sina legada a ele por muitas gerações. Nascido em 1992, em Passos, desde cedo plantava café na roça com uma mão e, com a outra, desenhava, incentivado pela escola. Aos 10 anos de idade, precisou parar de estudar para se dedicar ao trabalho, mas não largou o hobby – nem abdicou do talento manual.
Foi padeiro, marceneiro e, já em Franca, aos 22 anos, voltou à sala de aula para concluir os estudos no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais uma vez, foi a escola sua grande motivadora. Lá, descobriu a técnica do desenho realista e teve uma ilustração selecionada para ser a capa de um livro de poemas e poesias. Foi o pontapé para um percurso dedicado à expressão artística que o levaria a uma grande virada – de vida e carreira.
Em 2019, após exposições em Franca e Ribeirão Preto, recebeu um prêmio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) que abriu as janelas para contatos internacionais. Patrocinadores chegaram, aprovações em leis de incentivo e novos prêmios também. Recente, a carreira profissional de Eduardo, com apenas oito anos, já é tomada por grandiosos reconhecimentos. Na respeitada feira Index Dubai, no Oriente Médio, em 2022, conquistou medalha de ouro. Levou o título de Melhor Artista em um salão de artes em Londres, recebeu premiações em eventos realizados na Escócia. Suas obras também integraram exposições em países como Portugal, Croácia e Albânia, além de importantes cidades brasileiras.
A GUEIXA – Agora, Eduardo leva ao público japonês uma obra inédita produzida exclusivamente em grafite, técnica que o consagrou por sua precisão e riqueza de detalhes. Inspirado na figura da gueixa — símbolo da preservação das artes tradicionais e da memória cultural japonesa —, o trabalho propõe uma reflexão sobre identidade, tradição e pertencimento, estabelecendo pontes entre diferentes culturas por meio da arte.
“Me sinto honrado e muito feliz em apresentar meu trabalho no Japão, fortalecendo o diálogo cultural entre os dois países e celebrando a capacidade da arte de unir pessoas e tradições”, celebra Eduardo, que, retribuindo ao estímulo escolar recebido, transformou-se em professor de artes visuais e projeta um futuro especial para crianças e jovens de projetos sociais através dos workshops, aulas e doação de materiais que costuma oferecer.
Desenvolvida ao longo de quatro meses de pesquisa e produção, a obra a ser exposta na Ásia evidencia características marcantes de Eduardo Carvalho: o rigor técnico, o domínio da luz e da sombra e a construção de narrativas visuais carregadas de simbolismo. A escolha da gueixa como tema dialoga com valores presentes em sua própria trajetória artística, como a preservação de saberes, a dedicação ao ofício e o respeito às heranças culturais.
Além da exposição, o artista participará de uma programação educativa voltada ao intercâmbio cultural entre Brasil e Japão. Durante sua passagem pelo país, realizará duas oficinas gratuitas de desenho realista e uma palestra no Consulado-Geral do Brasil em Nagoya. As atividades abordarão sua trajetória profissional, processos criativos e o papel da arte como ferramenta de aproximação entre diferentes povos. Após o retorno ao Brasil, o projeto prevê a realização de duas palestras gratuitas em universidades da cidade de São Paulo, ampliando o acesso às experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem.
A iniciativa integra as ações da Arte Brasil no Japão, produtora voltada à promoção e internacionalização da produção artística brasileira. A participação de Eduardo Carvalho reforça não apenas a presença da arte nacional em importantes espaços culturais internacionais, mas também o potencial de trajetórias que, mesmo distantes dos circuitos tradicionais, encontram na arte um caminho para dialogar com o mundo.
O projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
Exposição “Entre Culturas – A Tradição Artística Japonesa e o Desenho Realista Brasileiro”, de Eduardo Carvalho
De 1º a 5 de julho de 2026, nos espaços City Art Museum e Kariya Cultural Center Iris, na cidade de Kariya, província de Aichi, Japão.
*No Japão, a programação contempla oficinas gratuitas de desenho realista e palestra no Consulado-Geral do Brasil em Nagoya.
*Em seu retorno ao Brasil, Eduardo Carvalho ministrará duas palestras gratuitas em universidades da cidade de São Paulo, em data e local a serem anunciados.


