Coquetel Molotov Negócios expande ações para a Paraíba com programação gratuita que conecta cultura popular, inovação e empreendedorismo

 Coquetel Molotov Negócios expande ações para a Paraíba com programação gratuita que conecta cultura popular, inovação e empreendedorismo

Evento itinerante ocupa Campina Grande e João Pessoa em maio com programação ligada ao mercado da música. Iniciativa destaca as quadrilhas juninas como força criativa e econômica do Nordeste

 

O Coquetel Molotov Negócios chega à Paraíba com uma programação gratuita que mistura tradição, inovação e profissionalização no setor cultural. Entre os dias 17 de maio e 1º de junho, as cidades de Campina Grande e João Pessoa recebem oficinas, painéis, laboratórios criativos e showcases com foco no fortalecimento da economia criativa e da cena musical independente.

O evento é gratuito e reúne nomes de peso do setor cultural nacional, como Milton Cunha (carnavalesco e apresentador),  Eliane Dias (Boogie Naipe/Racionais MC’s),Fióti (Laboratório Fantasma), Cátia de França, Chico Correa, além de representantes da Deezer, Natura, Itaú Cultural, Festival de Parintins, Estação Primeira da Mangueira e do Galo da Madrugada.

Com patrocínio da AeC via Lei Rouanet e realização da Coda Produções em parceria com o Ministério da Cultura, a edição 2025 do Coquetel Molotov Negócios em Campina Grande terá um olhar especial para as quadrilhas juninas, uma das expressões culturais mais potentes do Nordeste. A proposta é discutir e fomentar soluções criativas para a sustentabilidade de manifestações populares, promovendo encontros entre tradição e contemporaneidade.

“Esse patrocínio reflete o compromisso da AeC com o desenvolvimento das regiões onde atuamos. Fomentar o setor cultural é um dos principais meios de colaborar com esse desenvolvimento”, afirma Flávia Tomagnini, Diretora Jurídica e Compliance Officer da AeC.

Programação

Nos dias 17 e 18 de maio, o evento ocupa o Museu de Arte e Ciência de Campina Grande com painéis e oficinas voltadas à profissionalização das quadrilhas juninas. A programação traz desde debates sobre políticas públicas com representantes do Ministério da Cultura até laboratórios imersivos com foco em inovação, além de participações de nomes como Milton Cunha, que comanda o painel “Narrativas, Estética e Paixão”.

Além disso, representantes de grandes festas populares, como o Carnaval do Rio, o Festival Folclórico de Parintins (AM) e o Galo da Madrugada (PE), estarão reunidos para compartilhar experiências e modelos de gestão.

A partir do dia 30 de maio, a capital João Pessoa recebe três dias de programação intensa que conecta artistas, produtores e instituições. Serão oficinas, painéis e showcases distribuídos por espaços como o Hotel Globo, IAB, Vila do Porto, Balaio e Na Garagem Discos.

Entre os destaques da programação em João Pessoa, estão a participação de Eliane Dias, empresária dos Racionais MC’s, que comanda o talk “Da Arte ao Negócio”, além do painel “Horizontes para a Música Independente”, que reúne Fióti, Sandra Belê, Seu Pereira e A Fúria Negra para discutir os caminhos da cena musical atual. A Deezer marca presença com uma oficina voltada a estratégias digitais para artistas, conduzida por Helena Gaia e Romar Sattler, enquanto outras atividades abordam temas como o uso da inteligência artificial na produção musical, o TikTok como ferramenta de visibilidade artística, a gestão de direitos autorais e as possibilidades de circulação internacional na música eletrônica. A programação inclui ainda rodadas de pitching entre artistas autorais e profissionais do mercado, além de uma série de showcases gratuitos no Largo de São Frei Pedro Gonçalves.

Além de nomes já consolidados, a programação também aposta em novas vozes e criadores de cena, com a presença de coletivos, iniciativas periféricas e produtoras independentes da região.

“O Coquetel Molotov Negócios tem como objetivo fomentar cenas, desde a cena musical com a qual estamos mais conectados — como a independente, o indie, o rock alternativo e os movimentos das periferias — até expressões da cultura popular. Pela primeira vez, criamos uma programação com foco nas quadrilhas juninas, como é o caso de Campina Grande, onde vamos realizar uma imersão e sair com uma carta aberta construída pelas próprias quadrilhas. Já em João Pessoa, nosso objetivo é jogar holofotes sobre os talentos da cena musical local, criando conexões com festivais, curadores e marcas do Brasil inteiro”, destaca Ana Garcia, diretora do Coquetel Molotov.

As inscrições para participar das oficinas e atividades estão abertas até o dia 30 de abril, por meio de formulário online.

SOBRE O COQUETEL MOLOTOV NEGÓCIOS

Criado em 2018, o Coquetel Molotov Negócios é uma plataforma de formação, articulação e reflexão sobre o mercado cultural no Brasil, com foco na autonomia artística e no fortalecimento das cenas locais. Já passou por cidades como Recife, Belo Jardim, Fortaleza e Salvador, reunindo milhares de participantes entre artistas, produtores e gestores culturais.

A edição 2025 conta com patrocínio da AeC, através da Lei Rouanet, apoio do Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Cultura da Paraíba, Prefeitura de Campina Grande, FUNJOPE, FUNETEC, além de parceria de mídia com Parahyba FM, Trend Mídia, S.O.M. e O Grito. A realização é da Coda Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal.

 

SERVIÇO

Coquetel Molotov Negócios – PB
Campina Grande: 17 e 18 de maio
João Pessoa: 30 de maio a 1º de junho
Gratuito
Inscrições: https://forms.gle/sdMV6z7PnRKmuoue6
@noarcm

Sarah Martins

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *