O Rádio na Era do Streaming: A Reinvenção da FM O Dia no Mundo Digital

Tuka Carvalho (Divulgação)
No mundo atual, o streaming dominou a indústria musical. Serviços de streaming como Spotify e Apple Music oferecem opções ilimitadas de seleção em playlists e permitem que os usuários pulem as músicas que não gostam. Diante da conveniência oferecida por esses serviços, é natural questionar se o rádio ainda é relevante na era do streaming. Surpreendentemente… a resposta é sim. Embora os serviços de streaming tenham revolucionado a indústria de muitas maneiras, o rádio continua a desempenhar um papel importante na era digital.
O toque humano do rádio é um de seus principais diferenciais. Ao contrário dos serviços de streaming, que dependem de algoritmos e dados dos usuários para recomendar novas músicas, a rádio conta com a curadoria de profissionais apaixonados por música, como DJs, produtores, radialistas e críticos musicais. Eles selecionam e apresentam novas músicas com um toque pessoal, adicionando uma camada de autenticidade à experiência do ouvinte. Isso significa que a rádio pode descobrir e apresentar músicas que talvez não sejam encontradas em playlists de serviços de streaming. A rádio é um verdadeiro descobridor de talentos musicais!
Ainda assim, é preciso se reinventar para alcançar um novo público, e a FM O Dia é pioneira quando se fala em rádios invadindo o streaming. A rádio hoje está por trás de projetos como o Trilogia, Respeita Minha História, Os Caras da Rua, singles produzidos com Thiaguinho feat. L7, que, além de dar visibilidade e espaço em sua programação, os leva para as plataformas e YouTube.
Com projetos criados por eles mesmos e disponibilizados em suas plataformas de streaming, a líder de audiência do Brasil atingiu a expressiva marca de 52 milhões de streams em 2024 e 10 milhões de ouvintes no Spotify em 2 anos, consolidando, logo no começo de 2025, os 2 milhões de ouvintes mensais. Na era digital, a emissora se reinventou e passou a ser uma rádio idealizadora de conteúdos inovadores, utilizando as plataformas digitais a seu favor.
A emissora, que cobre 93% da população fluminense, se destaca também fora do estado, com a abertura de novas filiais em Manaus, Cuiabá e a mais recente delas, em Vitória, no Espírito Santo, se juntando às outras, em Resende, Cabo Frio e Macaé.
Sob o comando do empresário Tuka Carvalho, CEO da FM O Dia, ocorreu um grande crescimento em alguns setores da empresa, principalmente após complicações no período da Covid-19, quando o futuro da emissora era incerto e Tuka precisou tomar algumas atitudes para colocá-la no estágio em que se encontra hoje.
“Foi o momento em que eu assumi totalmente a empresa, quando o faturamento caiu drasticamente por conta da Covid-19, pela falta dos investimentos em mídia e publicidade. Crescemos em alguns setores, que passaram a ter um andamento melhor e saímos daquele período com um saldo positivo. Elevamos a rádio para um local de alta criação de conteúdos.”, explica Tuka Carvalho.
A rádio é idealizadora de projetos como Respeita A Minha História, que recentemente chegou à sua terceira edição, com nomes como Belo, Ludmilla e Rodriguinho, além da organização de festivais, como a Maratona da Alegria, que aconteceu pela décima segunda vez, com shows de Thiaguinho, Ferrugem, Sorriso Maroto, Zeca Pagodinho e muito mais na Praça da Apoteose.