Vinícius André Lança Disco “Pra Mergulhar na Paz”

 Vinícius André Lança Disco “Pra Mergulhar na Paz”

FOTOS DE DIVULGAÇÃO – by Raquel Dantas

Estreia hoje (13/03/2025), em todas as plataformas digitais, o disco PRA MERGULHAR NA PAZ, um álbum de MPB conduzido pela voz e pelo violão de Vinícius André em parceria com o produtor e músico Josimar Prince. O disco, que transborda leveza e autenticidade, ganha ainda mais brilho com participações especiais de mestres dos sopros, como Marcelo Martins (integrante das bandas de Djavan e Ivan Lins) e Ivan Sacerdote (que dividiu um álbum com Caetano Veloso em 2020), além da violeira Vitória da Viola.

Compositor e professor de literatura, Vinícius tem 27 anos e é formado em Letras e também mestre pela Unicamp. Já foi gravado por Ana Paula Moreti (o sucesso “Nossa Voz”) e em 2024 sua canção “O Amor Tudo Supera” entrou para a programação da Nova Brasil FM.

Com poesias que evocam a riqueza cultural do Brasil (sobretudo as musicais e as literárias), as canções autorais inéditas levam o ouvinte a cenários vibrantes: das ladeiras de Ouro Preto à intimidade de um lar repleto de arte, amor e música. A canção título, Pra Mergulhar na Paz, já foi lançada, em fevereiro, como clipe no Youtube, dando um spoiler da obra que agora chega na íntegra às plataformas.

Cada faixa é uma nova descoberta, um convite a respirar primavera, dançar o cotidiano e se deixar levar por harmonias elegantemente complexas, nas quais letra e música evocam direta e indiretamente nomes como Djavan, Caetano, Tom Jobim, Ivan Lins, Flávio Venturini e Beto Guedes.

Haverá um show de lançamento em Campinas (SP), no dia 29/03/2025 – mais informações serão postadas em breve no Instagram @viniciusandreoficial.

REFERÊNCIAS LITERÁRIAS, ARTÍSTICAS E MUSICAIS QUE APARECEM
DIRETA OU INDIRETAMENTE AO LONGO DO DISCO
PINTORES: Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Gustav Klimt
ESCRITORES: Luís de Camões, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Vinicius de Moraes
COMPOSITORES: Caetano e Gilberto Gil
CANÇÕES: Tenha calma – Djavan, Coração vagabundo – Caetano, Livros – Caetano, Wave – Tom Jobim, Novo Tempo – Ivan Lins, Girassol – Flávio Venturini, Sol de Primavera – Beto Guedes

FAIXA A FAIXA

Ladeiras de Ouro Preto é um bolero que soa como uma viagem lírica e nostálgica pelas ladeiras de Ouro Preto, entrelaçando a riqueza histórica da cidade com emoções profundas relacionadas à amizade. Com imagens de “joias cor-de-sol” e “paixão-maracujá”, exalta a beleza dos detalhes e a intensidade de vivências marcantes no local. As referências a Vinicius de Moraes e o sax soprano de Marcelo Martins tornam irrecusável o convite para permanecer “por mais um milhão de anos” em uma cidade que é pura memória.

Ao som de Gil, feat com Josimar Prince, exalta a beleza e a essência vibrantes de uma figura feminina que personifica a riqueza cultural e natural do Brasil. Com imagens de luz, elementos da natureza e referências à ancestralidade afro-brasileira, celebra a força e a graça de quem transforma a vida em poesia e dança. Esse funk-reggae traz uma mensagem leve e inspiradora, pintando uma aquarela que celebra a liberdade, a identidade e o encantamento da mulher negra.

Baiana, exótica, mística traz um tom quase místico para a personagem da canção, como musa de uma canção solar, carregada de encantamento e singularidade. O jogo de palavras cria um clima exótico e lírico, ao mesmo tempo simples e cativante, que homenageia a força e a beleza de uma cultura rica e inspiradora.

Pela cidade inteira é uma bossa que traduz a melancolia de um amor que se perdeu, entrelaçando a incerteza do presente com a nostalgia de promessas não cumpridas. Com versos delicados e introspectivos, ela reflete sobre o vazio deixado por um sentimento que já foi pleno, mas ainda guarda esperança de renascer. A poesia simples e profunda carrega a dor e a beleza da vulnerabilidade humana, complementada pelo clarinete de Ivan Sacerdote, o que traz ainda mais beleza e sofisticação para essa faixa.

Pra Mergulhar na Paz descreve uma casa permeada por referências culturais (Frida, Camões, Tarsila e Klimt) e que é sinônimo de tranquilidade e amor. Por isso, o espaço se torna um refúgio repleto de cores, sonhos e inspirações. A letra celebra a simplicidade e a profundidade da conexão humana, transformando um lar em um universo de paz e beleza. Uma composição que evoca sentimento e imaginação com delicadeza sublime, sobretudo por meio do ritmo e da harmonia, simples porém ousados para esse estilo musical.

Respira a Primavera (Paraísos Cotidianos) é talvez a sonoridade mais ousada do disco: bossa-nova conduzida pelo violão de Vinícius André acompanhado pela viola caipira de Vitória da Viola. A letra encanta pela sua celebração da simplicidade e da renovação, contrapondo o caos cotidiano à beleza da vida e da arte. Com metáforas vibrantes como “morangos de Clarice” e o “sol de primavera” (referência à canção de Beto Guedes), evoca esperança e recomeços com muita originalidade e leveza.

Tarsila é um ijexá feito como um presente à filha do artista, que tem o nome da célebre pintora brasileira. A letra é uma declaração lírica e encantadora que transforma a figura feminina em uma fusão de arte, natureza e brasilidade: “Uma canção de Caetano ou um verso de Drummond, tantos brasileiros pra te definir”. Nesta faixa, há a voz de Patrícia, esposa de Vinícius e mãe de Tarsila, e também das flautas de Marcelo Martins.

SOBRE VINÍCIUS ANDRÉ – a apresentação a seguir possui links clicáveis

Em 2019, começou a compor canções junto a Josimar Prince, e o primeiro fruto desse processo foi gravado e lançado em 2022 pela cantora Ana Paula Moreti: “Nossa Voz” já conta com mais de 100 mil plays nas plataformas.

Em 2021, publicou na Revista “Música em Foco”, da Unesp, o artigo As funções da linguagem na canção Orquídea, de Djavan. Em 2022, o artigo “Alegria, alegria” e “Baby”: as canções síntese do movimento tropicalista, também de autoria dele, foi publicado na Revista Scripta, da PUC- MG.

Entre o final de 2023 e o início de 2024, lançou single a single o EP “Outra Forma de Tudo”, com 4 canções autorais. O samba “O Amor Tudo Supera”, que também compõe esse projeto, entrou em 2024 para a programação da Nova Brasil FM, no quadro “O Novo Sempre Vem”, com curadoria de João Marcelo Bôscoli – programa este que objetiva, segundo as palavras do próprio curador, destacar “as melhores novidades da música brasileira”. A canção independente vem sendo tocada junto a gravações de nomes como Gilsons, Liniker, Luedji Luna, Rubel, JotaPê, Tiago Iorc, Tim Bernardes, Silva, MãeAna etc – fazendo parte também da playlist oficial do projeto, disponível no Spotify.

O EP “Outra Forma de Tudo” já conta com 70 mil reproduções, tendo tido, então, boa repercussão no universo da música nacional. O trabalho ainda tem sido ouvido em países como Portugal, EUA, Alemanha e Espanha.

Embora tenha sido o primeiro trabalho desse jovem compositor do interior paulista, já foi o suficiente para que ele deixasse a sua marca registrada: em meio a harmonias complexas e melodias refinadas, as referências ao que há de mais brasileiro na canção, literatura e cultura são os motes para as composições de Vinícius.

 

CAPA DO ÁLBUM

FICHA TÉCNICA DO DISCO

Voz e violão base: Vinícius André
Violão solo: Josimar Prince
Participações especiais: Marcelo Martins (sax soprano e flautas), Ivan Sacerdote (clarinete) e Vitória da Viola (viola)
Preparação vocal: Leili Camargo
Coro: Patrícia Pacchioni, Talita Costa e Renan Ganem
Gravado na TS7 Produções – Campinas (SP)
Técnico de gravação: André Fermiano
Mixagem e masterização: Thiago Santana
Figurino: Nil Ateliê
Distribuição digital: Vitrola Play
Fotos: Raquel Dantas
Local da foto de capa: Livraria Pontes (Campinas – SP)
Clipe: Pedro Amaral e André Diniz – Estúdio Fazenda Olaria (Indaiatuba – SP)
Social Media: Júlia Valentim – Outdoor Produções
Marketing Musical: Irawo Produções
Artes digitais: Rodrigo Lopes (Casa Tina)

 

 

@MaisBrasil

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *