Rodrigo Castanho rompe parceria de 25 anos com Rick Bonadio e anuncia a MUSY4, nova empresa de gerenciamento artístico

 Rodrigo Castanho rompe parceria de 25 anos com Rick Bonadio e anuncia a MUSY4, nova empresa de gerenciamento artístico

Rodrigo Castanho (Divulgação)

“Com muita vontade de potencializar novos talentos”, diz Rodrigo Castanho (Foto: Acervo pessoal / Instagram)

A partir deste mês, o mercado de gerenciamento artístico ganha um novo nome de peso: a MUSY4. Idealizada e comandada por Rodrigo Castanho – renomado produtor vencedor de cinco Grammy Latino e que acumula mais de 1 bilhão de streams por trabalhos com bandas como NX Zero, CPM22, Fresno, Tihuana e Planta & Raiz -, a empresa promete ser um marco para o setor, trazendo uma nova perspectiva sobre a forma de construir uma carreira sólida no mercado fonográfico contemporâneo.

Além da bem sucedida carreira como produtor, Castanho também ficou conhecido pela parceria com o produtor Rick Bonadio durante 25 anos na Midas Music, uma das maiores gravadoras independentes do país. Juntos, ajudaram a formatar as carreiras de nomes como Rouge, Manu Gavassi, Vitor Kley, entre outros.

Senti a necessidade de buscar novas abordagens musicais que me permitissem evoluir, expandir minha criatividade e colaborar com pessoas diferentes. Após tanto tempo seguindo certos padrões estéticos e métodos de gravação estabelecidos, percebi que a repetição desses moldes estava, de certa forma, me mantendo estagnado. Precisava me desafiar como profissional”, explica Castanho.

O produtor – e agora empresário – analisou o mercado da música atual e entendeu que precisava se reinventar para descobrir novos rostos e trazer frescor ao público, alinhado à modernidade e a tecnologia mais do que necessárias. “O mercado da música está em constante evolução e cada vez mais rapidamente. Por isso, decidi ampliar meus horizontes, explorar novas possibilidades e me cercar de perspectivas diferentes. Essa mudança também é uma forma de manter viva a paixão pela música”.

A chegada da MUSY4 marca este desejo de alçar novos voos e de cumprir a missão de levar música a todos os públicos e com serviços para todos: mentoria para artistas, produção musical, gerenciamento de carreira, mixagem, análises, editoria, distribuição musical e mais.

O time que chega para iniciar os trabalhos da MUSY4

É importante destacar que o papel de uma empresa de gerenciamento artístico vai além de uma simples mentoria. Essas agências são responsáveis por gerenciar toda a carreira de um artista, ajudando-os a planejar cada passo de forma estratégica. Isso inclui desde a produção musical, mixagem, análises, editoria, distribuição musical, bem como o desenvolvimento da imagem, busca por parcerias comerciais e gestão de contratos. É um trabalho que envolve criatividade, negócios e, principalmente, visão de longo prazo.

O time de profissionais da MUSY4 liderados por Castanho conta com Julies Mazarini, destaque da cena reggae e CEO da Musique Press como Diretor de Marketing; Márcio Mainardi, do Expressão Regueira, que assume a Direção Financeira; Alberto Sousa como Diretor de Produtos; e Guilherme Sadocco no Departamento Comercial. O olhar detalhado sobre todos os aspectos é o grande diferencial para Castanho, que aponta o cuidado no início da carreira como o ponto mais delicado e necessário.

Julies Mazarini atuará como Diretor de Marketing da MUSY4 (Foto: Divulgação)

“A experiência desses profissionais é fundamental para evitar erros que podem custar ao artista algo extremamente valioso: o tempo. Não queremos que eles sigam por caminhos equivocados ou invistam recursos de forma inadequada e se frustrem. Infelizmente, esse cuidado inicial na carreira é algo que, muitas vezes, é negligenciado por outras empresas. Esse é um dos pilares que buscamos fortalecer para garantir o sucesso e a longevidade dos nossos artistas”, declara Castanho.

MUSY4 fecha com a distribuidora Downtown e quer descobrir novos talentos

A MUSY4 nasce com o propósito de descobrir novos talentos. Por esta razão, Castanho explica porque fechou contrato com a distribuidora Downtown Artist & Label Services. “Optamos por distribuir pela Downtown devido ao diferencial que ela apresenta em termos de atendimento e custo-benefício. A equipe reunida pelo experiente Marcos Chomen oferece um suporte mais personalizado, o que é essencial para entender e atender às demandas específicas do nosso projeto.

Marcos Chomen, CEO da distribuidora Downtown Artist & Label

Chomen, CEO da Downtown, fala sobre a parceria: “A Downtown Artist & Label Services, com sua expertise em distribuição, Label Services e soluções financeiras, combinada à experiência da equipe MUSY4, cria uma parceria que alia o melhor das práticas globais ao conhecimento local. Juntos, temos a oportunidade de identificar e impulsionar o crescimento de novos talentos e conectá-los ao público certo para alcançar o reconhecimento que merecem. O que nos une é a paixão pela música”.

Como se destacar em meio ao turbilhão de lançamentos

Devido à grande quantidade de lançamentos diários – muitos de baixa qualidade e pouca longevidade -, destacar-se na multidão não é uma tarefa fácil, especialmente com o avanço da inteligência artificial, que agora é capaz de criar músicas. Mas com o aumento da concorrência, surgem também mais oportunidades. Parece contraditório? Talvez, mas é a realidade!

Apesar do mercado competitivo, hoje é mais fácil construir uma carreira, crescer de forma orgânica, criar uma base de fãs e, com dedicação, alcançar um suporte financeiro sólido para novos voos. No entanto, o dinheiro, embora importante para impulsionar e sustentar uma carreira, já não é mais um grande impedimento no início, como era antigamente.

Ainda assim, surge a pergunta-chave: como se destacar em meio a essa multidão de lançamentos? Castanho tem algumas dicas: “Não se preocupe com o tamanho da concorrência. Conheça seu público. Não atire para todos os lados; insista na sua verdade. Seja visto, use redes sociais, faça shows, participe de podcasts e tudo o que possa ajudar as pessoas a se interessarem pela sua música. Busque conexões. Colabore com outros artistas e trabalhem juntos, eventualmente.”

Por fim, é preciso estar no lugar certo e na hora certa. O que muitos chamam de sorte, o produtor prefere ver como o resultado de trabalho e preparação. “Vale lembrar: dinheiro nunca foi capaz de criar um sucesso duradouro. Ele ajuda a sustentar, claro, mas antes de tudo vêm a música e o artista.”

Desafios que a MUSY4 enfrentará no mercado

Apesar da experiência acumulada ao longo de três décadas, Castanho se diz consciente acerca do mercado competitivo na atualidade. O empresário garante que a MUSY4 está preparada para oferecer um gerenciamento completo e integrado, adaptar-se às mudanças, além de alinhar sonhos e metas com os artistas do cast.

Embora existam hoje inúmeras ferramentas que permitem ao artista trabalhar de forma independente, essa não é uma abordagem que eu recomendo. Uma equipe multidisciplinar é fundamental para oferecer suporte estratégico, criativo e técnico, garantindo que o artista alcance sua plenitude em trabalhos reais, como shows, e virtuais, utilizando a potência das redes sociais”.

Além disso, a empresa já está se preparando para expandir suas operações e conquistar espaços estratégicos em diferentes segmentos da indústria cultural. “Sabemos que os artistas de hoje precisam de mais do que um simples gerenciamento de agenda e contratos. Eles precisam de um suporte completo, que envolva planejamento estratégico, visibilidade em múltiplas plataformas e, acima de tudo, uma comunicação eficiente com seus públicos-alvo”, completa Castanho.

A expectativa é que, nos próximos meses, a MUSY4 amplie sua atuação, consolidando-se como uma das principais players no mercado de gerenciamento artístico no Brasil.

@musiquepress

Leia mais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *